Milho no Monjolo – 29 de julho de 2022
Destaque
“A AJEB-PR destaca, com orgulho, a participação da nossa Diretora para Assuntos Educativos e Secretária de Educação de Porto União na inauguração da Escola Cívico-Militar naquele Município. Parabéns Aldair Wengerkiewicz Muncinelli pela sua brilhante e competente atuação frente a Secretaria . A Educação é o futuro promissor de um País. Maria Teresa Marins Freire”. Nota: Mensagem postada no Livro de Rosto. Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Maria Teresa Marins Freire é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Presidente-Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Seccional do Paraná (AJEB-PR).
Nome da ponte turística
A Lei Municipal 4.823, de 28 de junho de 2022, denomina de “Melissa Alves Lourenço” a Ponte Turística localizada no trecho da Ciclovia José Alberto Doelle e o Recanto João Slevinski, no Bairro Bela Vista, na divisa com o Jardim Monte Líbano, em Porto União, Santa Catarina. Justificativa: “Melissa Alves Lourenço nasceu no dia 15 de janeiro de 1978, no Município de Porto União, Santa Catarina. Filha de Cezário Alves Lourenço e Roseli Strobel Medeiros Lourenço, era a mais nova entre oito irmãos. Estudou no Colégio Estadual Coronel Cid Gonzaga, entre os anos de 1985 e 1987, cursando até o 3º Ano do Ensino Fundamental I. Fez seus estudos de catequese na mesma Paróquia onde recebeu o sacramento do batismo, a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Em 1987 seria o ano no qual realizaria sua Primeira Eucaristia. Uma menina linda, meiga, inteligente e, principalmente, muito querida por todos que a rodeavam. Amava sua família, seus amigos e suas professoras, as quais sempre a elogiavam por sua responsabilidade e dedicação aos estudos. Dedicava também um carinho enorme aos animais, em especial ao seu cachorrinho “Brinquedo” e sua gatinha “Fidelita”. Adorava fazer passeios com sua bicicleta, observando e admirando a natureza. As flores de cor amarela eram suas preferidas. Como toda criança, tinha sonhos, ser médica ou talvez professora. Seus sonhos foram interrompidos abruptamente no dia 03 de novembro de 1987, com sua partida tão precoce, com apenas 09 anos de idade. Seu falecimento foi ocasionado por consequências oriundas da Poliomielite, também chamada de Paralisia Infantil. Sua partida causou extrema comoção e tristeza nas Cidades Gêmeas”. Anotação: A referida Ponte Turística. idealizada por Pérsio Doelle, é feita em madeira e coberta em estilo europeu. Tem 20,40 metros de extensão. Esta obra resolve um problema antigo, onde represava muita água durante fortes chuvas. A sua inauguração ocorreu oficialmente no último sábado, dia 23, com a presença de familiares da homenageada, crianças, jovens, comunidade, autoridades civis e militares.
Bicentenário da Independência do Brasil
Prosseguindo as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná promoveu a palestra “Papel do Exército na Consolidação do Território Continental Brasileiro”, realizada na última terça-feira, dia 26, às 15 horas, no Colégio Militar de Curitiba.
Voltar para matérias