Milho no Monjolo – 30 de junho de 2022

Nome de Jardinete

Em meados do mês passado, a Academia Paranaense de Letras (APL) encaminhou ofício à Câmara Municipal de Curitiba, Paraná, endereçado ao seu Presidente, vereador Tico Kuzma, reforçando o coro de outros setores da cidade para que o nome do jornalista Fábio Buchmann, repórter e âncora da CBN Curitiba, falecido em dezembro de 2021, seja dado a um jardinete no Bairro do Mussunguê, em Curitiba, Paraná, como homenagem ao profissional que por muitos anos militou no rádio-jornalismo.

Nota: De berço paranaense, o jornalista Fábio Buchmann, era filho do publicitário e acadêmico Ernani Buchmann, Presidente da Academia Paranaense de letras (APL). Morreu no final do ano passado, dia 13/12, aos 45 anos de idade.


Palestra

No café da manhã da Academia Paranaense de Letras (APL), da quarta-feira, dia 22/06, no Palácio Belvedere, ocorreu uma palestra do cineasta Fernando Severo.

Nota: Reconhecido como um dos principais nomes do cinema paranaense, Fernando Severo trabalha com cinema desde 1979. Já realizou mais de quarenta filmes como Diretor, Roteirista, Produtor e Montador. Onde: Sala Acústica do Bloco Vermelho da PUCPR, na Rua Imaculada Conceição, n° 1.155, no Prado Velho, em Curitiba. Paraná.


Escreve o leitor

“Prezados, Profa. Aldair e Dr. Odilon. Agradeço mais uma vez o recebimento de mais um número da coluna Milho no Monjolo, espaço delineador das linhas da história regional sobre o cotidiano eclético da paisagem humana e natural do Vale do Iguaçu. Lembro que hoje, aqui em Natal e em todo o Nordeste Brasileiro (principalmente, mas também em todo o nosso Território Nacional) se festeja o São João, data marcada por eventos folclóricos e populares, ricos em manifestações culturais que identificam a “alma nordestina” e a “Asa Branca” que residem dentro de cada um de nós. Danças e folguedos, acompanhados da cantoria, traduzindo os versos melódicos das alegrias e lamentos dos sertões, da “terra esturricada, mas sempre amada”, como disse um dia Carlos Drummond de Andrade. Estas manifestações culturais são heranças das longínquas festas dos povos Celtas que realizavam a Festa ao Sol no Solstício de Verão, 21/22 de junho no Hemisfério Norte, marcando o início da estação de verão. A Igreja Católica adotou também estes festejos e os associou à Festa de São João, trazida para o Brasil pelos Portugueses. Abraços fraternos, Valmir de França”. Nota: Mensagem Via e-mail datado do dia 24/06.


Mais um livro

No começo da tarde da última segunda-feira, 26, a Biblioteca deste Colunista foi enriquecida com o livro “Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis: Resgatando Histórias de Vidas”, da professora Jacinta Szynkoviak. Brindou-me a professora Gisele Casagrande, Diretora do Núcleo Educacional. Sensibilizado, agradeço a gentileza!


Inauguração

No começo deste ano (2022), Porto União, teve seu pedido aprovado e foi contemplado com a autorização de implantação de uma Escola Cívico–Militar, em sua Rede Pública Municipal de Ensino. E nesta quinta-feira, dia 30, às 15 horas, ocorre a inauguração da Escola Cívico-Militar Núcleo Educacional “João Fernando Sobral”, no Bairro Bela Vista. Alunos, Professores, Pais, Vice-Governadora Daniela Cristina Reinehr, Autoridades Civis e Militares marcam presença.


A última

A Coluna de hoje é dedicada ao professor Rafael Ginane Bezerra, autor dos livros “A Dor de Uma Família” (2018), com 72 páginas, “Rua Professor Cleto, 381” (2019), com 176 páginas e outros. Nascido no ano de 1973, em Porto União, Santa Catarina, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestre (2003) e Doutor (2009) em Sociologia pela mesma Universidade. Professor vinculado ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

milho no monjolo

Beira do Iguaçu, Julho de 2.022. Odilon Muncineli – ALVI, IHGPR E AJEBPR.

Voltar para matérias