Opinião: “O mundo atual exige inteligência social”
Todos lidam bem o conceito de inteligência emocional, capacidade de administrar bem nossas emoções, todavia as nuances da vida contemporânea, nela inclusas as interações via rede social, tem apresentado cada vez mais, exigências maiores que tornam necessário desenvolver novas habilidades que me atrevo a comparar com Inteligência Social que, a minha limitada cultura na área, permite entendê-la apenas superficialmente.
Como registrado, o conceito difere de inteligência emocional por não se limitar ao controle das mesmas e nem mesmo deve ser confundido com empatia, capacidade de sentir o que as outras pessoas sentem, mas com este termo pretende englobar todos os fatores envolvidos para potencializar nossas relações sociais.
O termo pretende incluir inúmeras variáveis, desde muito simples aos mais complexos, como descrevo abaixo, sempre com apego à simplificação.
Basta uma simples festa hoje à noite para que a inteligência social seja confrontada com importantes decisões sobre o traje. Besteira? Claro que não e isto não indica que seja insignificante, basta uma má escolha para te deixar deslocado no meio social, porém excesso de zelo no traje, algumas vezes, produz o mesmo efeito. Tomar esta decisão exige inteligência social.
Enfrentar uma entrevista de emprego ou um evento formal significa tomar inúmeras decisões para achar o enquadramento exato que imprima a solenidade ou a descontração adequada para o compromisso. De novo, nem sempre é uma decisão fácil.
Se você estiver entre amigos, lidar com futebol é tranquilo, porque tudo se permite, mas basta que o grupo não possua intimidade para que o palmeirense seja soberbo, o corintiano chato, o são paulino mauricinho e o santista saudosista (leitura pessoal que difere para cada torcedor), logo saber conviver nesta situação definitivamente exige inteligência social.
Colocar na mesma roda praticantes de fato de religiões diferentes será fácil desde que este tema não entre na pauta e, ainda assim, exige alguns cuidados.
Observe que a vida moderna nos aproxima de grupos e pessoas de temperamento e personalidade e, em tempos de polarização, cada interação pode ser um desafio para nosso humor.
Mas, esteja certo, o grande teste de QI da inteligência social é a interação política em tempos modernos. Cada um de nós tem suas experiências para contar de conflitos graves entre familiares, amigos ou colegas por conta do debate insano que, agora respaldado pelo termo, me permito extrapolar e pensar em um subproduto: a ignorância social.
Revisem o texto (depois da gentileza da tua companhia até aqui, chega a ser ousadia pedir o bis) e vejam que procurei tratar as cada vez mais esquizofrênicas interações sociais com alguma leveza, mas sem suprimir a gravidade do tema.
Estou convicto que a capacidade de relacionamento em uma sociedade em transformação, com clima político ainda em ebulição, é realmente um grande desafio e pode ser fator determinante de qualquer cidadão na sua vida pessoal ou profissional.
Sempre disse aos meus queridos alunos, quando ainda tinha o prazer de frequentar salas de aula, que o segredo profissional era treinar a mente e aprender a usar os cotovelos, no sentido de abrir espaço e garantir visibilidade para as suas competências, já que o mercado não reconhece o melhor em talento, mas, por muitas vezes, o que melhor comunica suas habilidades. Sinceramente, preciso complementar minhas recomendações, informando aos que tiveram paciência de me ouvir que saber estender as mãos, em cumprimento educado ou em abraço cordial pode igualmente abrir portas no mercado ou na sociedade.
A vida contemporânea não dá folga pra ninguém!
Para você que achava que cavar espaço na nascente era da inteligência artificial era a urgência dos próximos anos, esteja certo de que os próximos anos vão exigir também que você priorize cuidados para elevar seu coeficiente de inteligência social.
Senão por você, mas para manter um relacionamento mínimo com o cunhado bolsonarista ou o vizinho lulista, é fundamental entender que o nosso universo não é apenas vermelho ou amarelo.
Talvez a inteligência social seja o caminho que te faça voltar a admirar o arco íris.
Voltar para matérias