Therezinha Wolf

Há realmente, para mim, uma controvérsia quando ouço falar que devemos viver o presente e apagar o passado. Penso que mesmo em relação a certos chavões, “RECORDAR É VIVER”, “PASSADO É A ALMA DO POVO”, o passado sempre faz parte da nossa vida e a de um povo. Não pode e não deve ser esquecido, …

Espaço Cultural: "A Filha do Faraó"
Espaço Cultural: “A Filha do Faraó”

Sábado último, dia 25, as dependências do Cine Teatro Ópera ficaram completamente tomadas  pelo público para  a encenação do balé, A filha do Faraó, em três atos. Apresentação feita pelo Centro de Danças Porto União da Vitória, como encerramento do  seu ano letivo . Espetáculo magnífico, bem mereceu os muitos aplausos e vivas da platéia. …

Espaço Cultural: “Na minha memória”

A boa miscigenação de raças na região iguaçuana, onde estão as cidades de Porto União e União da Vitória, sempre promoveu uma competição alviçareira na evolução, tanto material quanto cultural. Se União da Vitória é um Município “modelo” e sua cidade “rainha do Vale”, Porto União é o Município “hospitaleiro” que tem a “cidade amiga”. …

batalhão
Tudo começou na Praça Hercílio Luz, em frente ao Cinema Palácio

Era uma segunda-feira, 15 de novembro de 1943, quando pela vez primeira assisti integrantes do então 5º BATALHÃO de ENGENHARIA E COMBATE, sediado em Porto União, fazer publicamente sua homenagem a Bandeira do Brasil. Criança, nos meus oito anos, juntamente com colegas do Grupo Escolar Prof. Balduíno Cardoso e Grupo Escolar Prof. Serapião, senti pulsar …

“Até quando perderemos nossos imóveis antigos?”

Essa interrogação me lembra um comentário feito pelo saudoso radialista Orley Maltauro. ORLEY, que partiu para uma nova vida no último 29 de março e, merecidamente, ganhou as páginas deste Jornal. Radialista exemplar, entre os tantos assuntos que abordou, sempre defendeu a preservação do patrimônio cultural de nossas duas cidades. Foi um grande aliado no …

Uma doce infância
Uma doce infância

Momentos atuais, de incerteza e insegurança, tais as calamidades e discordias geradas no mundo perturbam nossa memória, empobrecendo nossa inspiração para abordarmos fatos recentes. Assim é um lenitivo falarmos daquilo que traz boas lembranças e promove saudades. Ah saudade! Saudade de tempos que, quando lembrados, fazem doer o coração. Mas que tudo se acalma nas …

Nostalgia de um Documentário

Em 19 de Novembro, Dia da Bandeira, pudemos, finalmente, ter lançado o histórico documental Santos de Casa, 1º Centenário de União da Vitória. O espaço não poderia ser outro senão o do Cine Teatro Luz, onde aconteceram em grande parte os eventos desde dezembro em 1989 a dezembro de 1990. Pelo lançamento do livro, textos …