Walber Guimarâes Junior

Admito que qualquer conclusão, faltando poucos dias para as eleições, pode ser precipitada, mas algumas tendências relevantes parecem autorizar a antecipação de algumas leituras. A mais relevante é que a estratégia de colar rejeição no adversário se consolida como a mais efetiva. Eleições de grandes centros, com dois turnos, já estabelecia uma dualidade na necessidade …

Opinião: Suprema Decepção?

Acredito que quem se atreve em fazer comentários políticos deve, como compromisso básico, oferecer leituras contundentes e despreocupadas com a opinião pública, nada de fazer média com o leitor, inclusive porque, quando o assunto é STF, isto é impossível. Eleitores de direita o rejeitam em porcentagem acima de 90% e os de esquerda o aprovam …

Qual é a tua, Lula?
Opinião: Qual é a tua, Lula?

Todo e qualquer cidadão tem, para além do arbítrio pessoal, inúmeras maneiras de policiar suas atitudes e tentar se ajustar ao senso comum, estabelecido pelos valores aceitos pela sociedade. Ultrapassar estes limites, garante adjetivações, desde estranho, esdrúxulo até ridículo, quase nunca agradáveis. Todavia, a observação contínua do padrão social, sempre em evolução, conta sempre com …

economia
Opinião: “É a economia, estúpido!”

Calma, a frase não é minha, mas uma citação clássica de James Carville, estrategista de Bill Clinton, em sua campanha presidencial em 1992.  Em síntese, ele dizia que a economia decidia a eleição, por mais que se alterasse os demais fatores, por uma razão simples; coração e razão se digladiam nos debates, mas é o …

Teatro dos poderosos
Opinião: “Teatro dos poderosos”

Julgo fundamental que não se permitam distorções nos fatos de 8 de janeiro; foi uma tentativa de golpe articulada em minúcias por gente que entende de estratégia, contou com profissionais treinados que souberam conduzir centenas de brasileiros de boa índole que, movidos pela paixão política, cometeram atrocidades contra o patrimônio público. Primeiro registro deste texto; …

Opinião: “Caneta cheia e o mito do salvador da pátria impedem evolução política”

Opinião negativa sobre política e políticos é senso comum. Todo mundo se julga no direito de apontar o dedo e generalizar, mas será que já se parou para analisar, de maneira efetiva, onde estão os gargalos do nosso sistema político? Como tenho me proposto a levantar questões e estimular o debate sobre temas nesta área, …

Opinião: “Muito além das guerras externas”

Todo os olhos do planeta se dirigem ao Oriente Médio, ainda que a invasão da Ucrânia também incomode porque fere a ordem mundial. São questões que impactam pelo aspecto humanitário, mas que produzem reflexos de ordem econômica por impactarem insumos energéticos fundamentais; petróleo e gás. Todavia, o cenário interno também não é confortável. A eterna …

Opinião: “O mundo em ebulição”

Desde a metade do século XIX, Mikhail Bakunin, ideólogo do anarquismo, surpreendeu o mundo com suas ideias radicais, proclamando posturas inéditas, sociais e políticas, de modo bem genérico, colocando o indivíduo acima do Estado, ou se preferir, o indivíduo agindo na ausência de organização hierárquica formal. Esta teoria sempre povoou a cabeça de indivíduos em …

Opinião: “A escalada da violência”

Houve um tempo em que o diálogo era a prioridade. Foi a resultante cultural dos anos de insanidade da segunda guerra mundial onde, apesar dos vitoriosos ocasionais, a humanidade perdeu. Lógico que paz absoluta nunca se estabeleceu, mas a ordem mundial apontava para o diálogo como solução e, de alguma forma, conflitos foram atenuados nas …

A rejeição nas eleições municipais
Opinião: “A rejeição nas eleições municipais”

As pesquisas eleitorais para o pleito majoritário de 24, que já aparecem no cenário em muitos municípios, não tem rigor técnico e nem mesmo seguem todas as variáveis do processo eleitoral, mais que isto, algumas delas são apenas tracking, verificações telefônicas, manipuláveis, se assim o desejado, por absoluta falta de exigências legais. Todavia, se tomadas …

Opinião: “A reconstrução do Brasil”

Acho que há, na nação brasileira, um sentimento generalizado de desorganização como se o Brasil tivesse passado por um processo de contestação que tirou tudo do seu lugar. E talvez, esta seja uma ótima figura de linguagem. Tudo começa na grave diferença de perfil entre os três poderes. O judiciário, tomando o STF como referência, …