“O mundo ainda não conhece a erva-mate como ela merece”

Elizabete Capeleti, empresária do setor ervateiro na região do Vale do Iguaçu, integrou a Comitiva Paranaense durante a Expo Dubai 2020


A empresária do setor ervateiro na região do Vale do Iguaçu, Elizabete Capeleti, tem muita novidade para compartilhar. Na bagagem de volta dos Emirados Árabes Unidos, ela trouxe experiência para desenvolver novos negócios e investimentos.

Elizabete foi uma das representantes do Estado na Missão técnica-comercial Paraná Business Experience 2021, durante a Expo Dubai 2020. A comitiva foi composta ainda por nomes ligados ao Governo do Estado, prefeituras e empresas de diversos segmentos. Terceira geração de uma família tradicional gaúcha produtora de mate no Rio Grande do Sul e também do Paraná, Elizabete foi criada em meio aos ervais no norte do Rio Grande do Sul, com pais e avós italianos, que decidiram abrir uma nova empresa em União da Vitória. Formada em Administração de Empresas, atualmente ela exerce a função de diretora da Capeleti Erva-Mate.

Segundo a empresária, de 10 a 16 de outubro, o evento colocou o Paraná no centro das atenções de Dubai. A exposição internacional concentra mais de 190 países em 181 dias de evento e espera receber 25 milhões de visitantes até 31 de março de 2022.

O Estado foi o protagonista do Pavilhão do Brasil com uma exposição que apresentou o Paraná a seus visitantes, do potencial agroindustrial e de geração de energia aos roteiros turísticos e parcerias em diversas áreas da gestão pública. Paralelamente à mostra, a agenda contou com rodadas de negócios para atrair novos investimentos, nos mesmos moldes do Paraná Day que teve edições na Espanha, no México e nos Estados Unidos.

Já as rodadas de negócios do Paraná Business Experience aconteceram nos dias 11 e 12 de outubro com potenciais interessados, como fundos de investimentos, empresas internacionais e traders.


Confira a entrevista:

Jornal O Comércio (JOC): Como foi o desenrolar da sua participação na Expo Dubai 2020, sendo este um dos maiores encontros globais para atrair oportunidades de investimentos?
Elizabete Capeleti (EC): Vislumbramos uma oportunidade de reconhecimento das nossas empresas locais, bem como os nossos produtos. De início surgiu a oportunidade de uma conversa com a Invest Paraná, autarquia responsável pela ponte com a organização do evento, feita pela Apex Brasil. Vale dizer que o Estado já vislumbrava uma apresentação internacional dos produtos paranaenses, neste caso, por meio da Expo Dubai, evento que acontece de 1º de outubro de 2021 até 31 de março de 2022. É uma amostra internacional que concentra mais de 170 países, cada um com o seu pavilhão próprio. Confesso que não consegui visitar todos os pavilhões enquanto estive lá, por conta de sua diversidade. Enquanto cogitava-se a nossa ida à Dubai, não sabíamos como seria por conta da pandemia da Covid-19. Por meio da Invest Paraná nos unimos entre o setor ervateiro, que totaliza hoje 111 indústrias e que, destas, apenas seis empresários se dispuseram a estarem lá (em Dubai) e apresentar seus produtos. Eu considero que o mundo ainda não conhece a erva-mate como ela merece, pois o que você lembra quando se fala em erva-mate? Pois bem, o mundo todo fala primeiramente no chimarrão; entretanto a erva-mate vai muito alem do chimarrão. Precisamos mostrar ao mundo as propriedades que ela possui e o que ela nos beneficia nutricionalmente. Aqui no Sul do Paraná nós temos o berço planetário da erva-mate nativa sombreada. Já em outros pontos do mundo, mais ao Mercosul, temos a erva-mate cultivada à pleno sol. O que nos diferencia é a mata preservada e a planta nativa sombreada. É fato que nós temos a melhor erva-mate do mundo.

JOC: Após o contato com a Invest Paraná, a senhora seguiu representada pela Capeleti Erva-Mate?
EC: A Capimar, hoje Capeleti Erva-Mate, possui sua tradição há 37 anos. Oficialmente no dia 04 de outubro, a Capimar foi formalizada e ativada com o compromisso de excelência no beneficiamento da erva-mate cancheada, novos processos foram aprimorados, entre eles: a secagem sem fumaça, os maquinários mais eficazes, o sistema de embalagem a vácuo, as misturas para tereré, a produção e a distribuição de chás de mate tostado para diversos estados brasileiros. Em 2016, assumi a gestão da Capimar com o propósito de abrir horizontes por meio da sustentabilidade e da inovação, o que em 2020, depois de diversos estudos e aprimoramentos, lançamos uma nova linha de produtos: MEU MATE e SUPER MATE. A Capeleti desenvolveu um design moderno e atrativo de embalagens, oferecendo uma linha completa de produtos, para atender diretamente o consumidor. Foi então que neste ano (2021), aos 37 anos da Capimar, aconteceu a mudança de nome para Capeleti, em sintonia com os novos mercados que apreciam e consomem a erva-mate pelo reconhecimento dos diversos benefícios para fortalecer a vitalidade e o bem-estar físico e mental. Participamos do evento em Dubai sem custo algum, apenas o empresário arcou com sua viagem e hospedagem. Foi então que corremos contra o tempo para elaborar vídeos institucionais para apresentar durante o evento internacional. Foi muito válido e uma sementinha já foi plantada.

JOC: Como se desenvolveu a Expo Dubai 2020?
EC: Ela foi sustentada por três pilares, sendo a sustentabilidade, oportunidade e mobilidade. O Brasil está no setor de sustentabilidade em apresentação para o mundo. Aquelas pessoas que já conhecem a erva-mate e seus produtos ainda assim se surpreendem com eles, pois apostamos na inovação. Os nossos produtos chegaram em Dubai de maneira audaciosa e surpreendeu quem provou. A erva-mate é um produto que pode ser consumido desde a criança ao idoso. Certamente a empresa que não inova, também não cresce. O chimarrão é muito tradicional. Meus avós e meu pais me ensinaram a evoluir, a inovar, porém isso não acontece do dia para a noite. Ele é estudado e testado até chegar aos consumidores. Vislumbro que temos muito trabalho pela frente, pois pretendemos expandir a nossa marca não apenas no Brasil, mas no exterior. O próprio Governador do Paraná, Ratinho Junior, que lá esteve, nos cumprimentou pelos nossos produtos.

JOC: A cadeia de erva-mate tem evoluindo conforme a Indicação-Geográfica (IG)?
EC: Tem se mostrado mais perceptível sim. Alguns países exigem as certificações para denotar o trabalho que vem sendo desenvolvido na região. É importante obter IG e o manejo sustentável. É preciso se adequar ao que o mundo todo vem exigindo.

JOC: A erva-mate é considerada um símbolo paranaense?
EC: Não tenho dúvida que sim, tanto que ela está presente na bandeira do Paraná. O extremo Sul do Paraná é o berço planetário da erva-mate nativa sombreada e isso nos enche de orgulho. Somos os poucos que preservam a nossa mata e a nossa erva-mate. O nosso trabalho é preservar.

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