Campanha mobiliza doação de sangue em meio à pandemia

Ministério da Saúde lidera ação desde o dia 14 de junho

 

Reprodução/Banco de Sangue de União da Vitória

 

Buscando aumentar o número de doações de sangue, o Ministério da Saúde realiza uma campanha com o lema Doe Sangue Regularmente – com a Nossa União a Vida se Completa. A mobilização nacional começou no dia 14 de junho.

 

Segundo o órgão de saúde, desde o início da pandemia de Covid-19 houve uma redução de 10% no estoque de sangue no país. Fazendo um comparativo com os dois últimos anos, foram realizadas no Brasil 3.271.824 coletas de sangue em 2019, caindo para 2.958.665 em 2020.

 


Doações ajudam o Estado

 

Por meio da Rede Nacional de Serviços de Hematologia e Hemoterapia (Hemorrede) do Paraná, uma doação feita na Unidade de União da Vitória pode ajudar uma pessoa em Curitiba, por exemplo. No Paraná, são 23 unidades que coletam e distribuem sangue, atendendo 385 estabelecimentos de saúde de todo o estado.

 


Sangue sempre é bem-vindo

 

Todas as tipagens sanguíneas são importantes para a manutenção dos estoques das unidades. Segundo Paloma Fagundes, responsável técnica pela Unidade do Banco de Sangue de União da Vitória, a qualquer momento é possível ser necessário a utilização de grande quantidade de sangue.

 

“O estoque é muito variável, por isso a importância da manutenção dos doadores para termos bolsas disponíveis, pois são vários acidentes e outras necessidades que precisam de transfusões”, disse.

 

Além de abastecer os nove municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paulo Frontin, Paula Freitas, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória) e Hemorrede, a unidade local fornece sangue para o hospital São Braz de Porto União.

 


Tive Covid-19, posso doar?

 

Após um período de 30 dias de melhora total dos sintomas da Covid-19, as pessoas podem procurar uma unidade e realizar sua doação.

 


E se tomei a vacina contra a Covid-19?

 

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 também podem realizar suas doações, desde que respeitem os intervalos de cada imunizante. Quem recebeu a vacina da Coronavac pode realizar a doação após 48 horas, já os imunizados com a AstraZeneca e Pfizer é necessário um intervalo de sete dias.

 


QUEM PODE DOAR

 

• Pessoas entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apenas acompanhado pelo responsável legal);
• Pesar no mínimo 50 quilos;
• Estar em boas condições de saúde;
• Quem está descansado e alimentado (deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Voltar para matérias