No Brasil, 66.280 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em 2020

Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e tratamento da doença


Reprodução/Internet

Criado na década de 90, o Outubro Rosa é uma data que visa alertar e conscientizar sobre a prevenção e controle do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 o Brasil registrou 66.280 novos casos da doença em mulheres, um aumento de 29,7% em comparação com 2019. Esse é o câncer que mais acomete o público feminino no país.

No Vale do Iguaçu, as atividades com relação ao Outubro Rosa são organizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer Casa Bebel. A programação deste ano, segundo a assistente social Mauren Fernanda Karpovicz, será mais enxuta devido a pandemia de Covid-19, mas sem deixar de contar com eventos tradicionais, como a Caminhada Outubro Rosa.

“Aqui na Rede está uma loucura. Estamos com grande número de voluntárias trabalhando para deixar tudo como a gente quer, com o carinho das voluntárias que estão trabalhando”.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer Casa Bebel atende não somente mulheres, mas qualquer paciente oncológico, como uma rede de apoio para auxiliar durante o tratamento.

“Aqui a gente busca sempre a qualidade de vida durante o tratamento, aquilo que vai fazer com que o paciente passe pelo tratamento de forma mais leve”, explica Mauren.

Segundo Mauren, no Vale do Iguaçu o Outubro Rosa visa lembrar a importância não apenas do câncer de mama, mas também o de colo de útero, que tem crescido novamente no país. Ano passado, de acordo com o Inca, foram 16.710 casos, 7,5% a mais do que em 2019.

“A gente não foge às estatísticas. Em União da Vitória o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. Antes o segundo colocado era o de intestino, mas agora o de colo de útero está voltando”, comenta.

Voltar para matérias