Olhos no Outono: clima seco da estação aumenta risco de síndrome de olho seco, conjuntivites e alergias

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, ou seja, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em outubro de 2022, revelam que em torno de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. E, é por isso, que Murilo Dallarmi Carneiro, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, pede que a população busque regularidade nas consultas com um profissional, pelo menos, uma vez ao ano.

De acordo com o oftalmologista, vale lembrar que todas as estações do ano merecem dada atenção aos olhos. Neste caso, cita a nova estação  iniciada em 20 de março, o outono. “Além da questão da temperatura, também surge uma quantidade de partículas de poeira suspensas no ar que ocorrem nessa época e que estimula os quadros de alergia ocular. É comum coçarmos os olhos com maior frequência, o que pode desencadear problemas na visão”, disse.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Durante entrevista à CBN Vale do Iguaçu o profissional citou que entre as doenças da visão mais comuns nesta época do ano aparecem a síndrome do olho seco, a conjuntivite e a alergia ocular (virais e bacterianas). “As duas últimas são doenças infectocontagiosas e devem ser tomadas medidas de contágio sobre como evitar compartilhar copos, talheres, fronhas, contato próximo com familiares em casa para evitar a transmissão. Já as conjuntivites alérgicas não têm esse contágio, porém, se não tratadas, podem levar a lesões corneanas com grande prejuízo à qualidade de vida, uma vez que nossos olhos são muito sensíveis à elas”, explica.

Já na síndrome do olho seco a baixa umidade do ar acomete pessoas mais suscetíveis desencadeando sensação de areia nos olhos, ardor e queimação. Ela é causada principalmente pela evaporação mais acentuada da lágrima. “Além disso àqueles que trabalham em ambiente com climatização é interessante utilizar um umidificador para aumentar a umidade do ar”.

O oftalmologista lembra que alguns hábitos de vida podem melhorar a saúde ocular garantindo mais qualidade para a visão. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde (MS) o Dia da Saúde Ocular é lembrada em 10 de julho, com o intuito de alertar a população e os profissionais de saúde sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oculares. “Muitas delas, quando não tratadas, podem levar a perda parcial ou total da visão. Os olhos merecem atenção especial”, acrescenta o oftalmologista.

Murilo Dallarmi Carneiro, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná | Foto: Divulgação


SAIBA MAIS

SÍNDROME DO OLHO SECO

É uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. A lágrima, ou filme lacrimal é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais.O risco de contrair essa doença aumenta com a idade. Também costuma ocorrer em mulheres na pós-menopausa. O olho pode ficar seco, vermelho e inflamado. Colírios lubrificantes prescritos podem reduzir a secura.

CONJUNTIVITE

É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos. A conjuntivite bacteriana pode ser tratada com colírios antibióticos.

ALERGIA

É uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, pela via cutânea ou até mesmo por ingestão.


ABRIL MARROM

Murilo lembra que o Abril Marrom já é conhecido pelas campanhas de consciencialização sobre a importância da prevenção e combate as diversas causas de cegueira. Simbolizada pelo laço na cor marrom, seu objetivo é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. “Visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira”, afirma.


A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, ou seja, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio.


DICAS PARA PROTEGER OS OLHOS

– usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;

– lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;

– usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;

– as mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;

– utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;

– procurar o oftalmologista periodicamente.

Fonte: Com informações do Ministério da Saúde (MS)

Voltar para matérias