Carreta Adra faz parada solidária em União da Vitória
Final da tarde de quarta-feira, 18 de outubro de 2023. Uma carreta gigante chega ao Vale do Iguaçu carregada de solidariedade. A imponência da carreta, que até hoje está estacionada na Estação União, chama a atenção dos moradores. Mas é na hora em que são abertos os compartimentos que os olhos de qualquer um brilham. Uma estrutura montada com equipamentos de alta qualidade para o preparo de refeições e lavagem de roupas. A curiosidade dá lugar a um largo sorriso. Era mais uma ajuda humanitária que chegava por aqui através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
Com uma mão de obra formada somente por voluntários, a carreta funciona diariamente das 8h às 18h. Nela, são produzidas mais de mil refeições diárias. Todos os pratos preparados com alguma proteína, um carboidrato e verduras, ou seja, uma alimentação completa para as pessoas mais vulneráveis atingidas pela enchente e que estão em abrigos da prefeitura de União da Vitória. Além das refeições, a carreta tem uma lavanderia em seu interior onde são lavados aproximadamente 500 quilos de roupas todos os dias. E também um espaço destinado ao atendimento psicológico. Os voluntários vão até os abrigos, recolhem as roupas, levam para a lavagem e secagem na estrutura da carreta, e devolvem para os abrigos.
A carreta da ADRA esteve recentemente no Rio Grande do Sul, na cidade de Muçum, uma das mais devastadas pelas fortes chuvas no mês de setembro. E agora presta essa ajuda humanitária à população atingida pela cheia do Rio Iguaçu. “É uma alegria estarmos aqui podendo servir a população de União da Vitória que está sofrendo com a enchente. A carreta humanitária é um serviço que prestamos quando existem essas emergências. Ela tem um custo operacional e nós conseguimos com empresários da cidade e com doações, em questão de 12 horas, levantar os recursos para que ela estivesse aqui. A parte de lavar roupa nós fornecemos todos os insumos (industriais), e os alimentos são doados pela população. Nós temos a força voluntária da comunidade, da Igreja Adventista, que se dedica para que tudo isso funcione. Não temos dificuldades em recrutar voluntários, e isso mostra uma solidariedade linda no momento de dificuldade”, explica o pastor Gunther Wallauer, coordenador da ADRA no Paraná.
“Nós mantemos tudo isso com doações de pessoas que apoiam o trabalho da ADRA. No Brasil, trabalhamos muito com o poder público, municipal, estadual e federal. Para emergências como essa, a ADRA tem um fundo próprio se for preciso. Nós saímos pelas cidades, mostramos nosso trabalho e angariamos recursos. A ADRA está presente em 118 países, em todos da América do Sul, todos os continentes”, destaca o pastor Gunther.
O vereador e voluntário da ADRA em União da Vitória, Clodoaldo Goetz, fez a intermediação para que a carreta estacionasse em União da Vitória. “Quando soubemos que a carreta estava disponível, falamos com o pastor Gunther e fizemos uma corrente para conseguir o recurso necessário. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), empresários, cidadãos, todos ajudaram. Nosso objetivo é proporcionar um pouco mais de dignidade para as pessoas que hoje estão em abrigos”, destaca.
A estrutura da Carreta Solidária tem 45 metros quadrados de área útil. Mas a grandeza está mesmo no histórico de auxílio em situações emergenciais. Nos últimos seis anos, percorreu diversas cidades do país, servin do mais de 200 mil refeições e lavando mais de 200 toneladas de roupas, reafirmando o compromisso da organização com a assistência humanitária no território nacional.
Voltar para matérias