Fiscalização eletrônica na área central de União da Vitória já está em funcionamento
Nas últimas semanas, o trânsito de União da Vitória tem sido um dos assuntos mais comentados pela população. O motivo é a instalação de nova fiscalização eletrônica de velocidade na área central e em alguns bairros do município. São 15 pontos de operação, sendo sete radares fixos, cinco radares semafóricos e três lombadas eletrônicas, todos em funcionamento desde a sexta-feira, 26, ainda em período de teste.
Segundo o prefeito Bachir Abbas (PP), os pontos de instalação dos equipamentos foram definidos pela Polícia Militar em conjunto com a Comissão de Trânsito. A intenção, segundo o gestor, é tornar o trânsito do município mais seguro e funcional. “A gente sempre teve em foco a questão da preservação da vida, e os radares vêm nesse sentido. (…) A gente vê o dano que os acidentes causam na nossa saúde pública. O volume de recursos destinados à saúde pública através de acidentes de trânsito com carros, com motos, têm aumentado bastante e a gente tem que tomar medidas para coibir. Não podemos admitir que um veículo transite na [rua] Professora Amazília a 120 km/h. Na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto tivemos veículos a mais de 150 km/h. Você está circulando com a sua família e de repente um veículo desses te atinge, causa perdas irreparáveis, até a perda de vidas”, comenta.
Apesar de já estarem em funcionamento, o prefeito aponta que os munícipes terão um período de um mês para se adaptar à nova fiscalização. Durante esse teste, nenhuma multa será aplicada em caso de desrespeito à fiscalização eletrônica de velocidade. Bachir também destaca que “todos os pontos estão sinalizados para que não haja engano. Não terá nenhuma armadilha. A pessoa vai saber que naquela via tem radar”.
Por se tratarem de radares inteligentes, surgiram boatos de que os equipamentos seriam capazes até mesmo de identificar infrações sem ligação com a velocidade, como uso de celular ao volante, não utilizar o cinto de segurança, entre outros. O prefeito, contudo, explica que não é verdade. O que pode acontecer, porém, é que caso um veículo cometa uma infração de velocidade, e a foto tirada pelo radar apontar uma outra infração, o agente de trânsito pode multar o motorista por essa outra violação.
Quanto aos recursos obtidos com a aplicação de multas, o prefeito relata que será discutida a criação de um fundo de mobilidade. O contrato para funcionamento da sinalização terá fim em dezembro do ano que vem, podendo ser renovado no próximo ano. O custo é de cerca de R$ 100 mil mensais.
Confira os pontos de fiscalização
Radares fixos
Na saída da ponte José Richa em São Cristóvão, nos dois sentidos da via. Limite de 50 Km/h;
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo ao Wooden Hall, nos dois sentidos. Limite de 60 Km/h;
Rua Professora Amazília, 1038, em frente a Lubrificantes Ravanello. Limite de 40 km/h;
Rua Dom Pedro II, nº500, próximo a Caixa Econômica. Limite de 40 km/h;
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao Clube Ferroviário. Limite de 40 km/h;
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2138, bairro Rocio, próximo a padaria Varella. Limite de 40 km/h.
Lombadas eletrônicas
Rua Costa Carvalho, em frente a Clínica Domit. Limite de 40 km/h;
Avenida Manoel Ribas, em frente ao posto Nunes. Limite de 40 km/h;
Rua Carlos Cavalcanti, ao lado do supermercado Compre Mais. Limite de 40 km/h.
Radares semafóricos
Semáforo no cruzamento da Rua Professora Amazília com a rua Cruz Machado;
Semáforo no cruzamento da da avenida Manoel Ribas com a Visconde de Guarapuava;
Semáforo no cruzamento da rua Carlos Cavalcanti com a avenida Manoel Ribas;
Semáforo no cruzamento da rua Professora Amazília com a Carlos Cavalcanti;
Semáforo no cruzamento da rua Carlos Cavalcanti com a Dom Pedro II;
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