Expo Turismo reafirma Vale do Iguaçu e região como destino turístico
Já imaginou uma cidade sem o turismo? Já dizia o pensador Luciano Baetz que “o turismo é a arte de vender felicidade”. Quem concorda é Daiane Scolaro, presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e Coordenadora de Turismo na Administração de União da Vitória.
Para ela, que respira o assunto cotidianamente e escolheu o turismo como sua profissão, o segmento é uma das melhores formas de difundir a cultura de um território, mostrar a beleza dos ambientes e movimentar a economia. “A importância do turismo é enorme e dinamiza tantos outros segmentos”, diz.
Daiane amanheceu na segunda-feira, 21, com um largo sorriso. O motivo foram os comentários positivos diante da realização da 1ª Expo Turismo Sul do Paraná, realizada na Estação União, entre os dias 18 e 20 de novembro. Com o tema “O turismo acontece à sombra das Araucárias”, o evento cumpriu o prometido que era o de movimentar o Trade Turístico da região. “Posso afirmar que o evento foi um sucesso. Lembro que em 2019 a região de União da Vitória planejava a realização do Salão de Turismo Vale do Iguaçu, porém em 2020 a pandemia frustrou os planos da organização do evento. Em 2021 tivemos o lançamento do Sul do Paraná como Nova Região Turística e, no mesmo ano, a realização do Mate Experience que foi um evento voltado para a cadeia produtiva da erva-mate e que demonstrou o grande potencial da região neste segmento econômico. O ano de 2022 está sendo promissor, pois a Região Sul do Paraná está consolidada no Mapa do Turismo Brasileiro com a inclusão de todos os municípios em um trabalho colaborativo juntamente da Atema. Diante disso entendemos que a Região Turística Sul do Paraná deve ser conhecida por toda a comunidade”.
A Expo Turismo foi realizada em uma parceria entre a Atema, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), juntamente com as dez prefeituras que integram a IGR – Sul do Paraná, sendo: António Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória ,São Mateus do Sul e União da Vitória.
A cidade de Porto União, que fica no Planalto Norte Catarinense, não integra a região turística, porém, existe uma parceria com o município em prol do turismo dada a sua ligação histórica e a sua situação de divisa seca com União da Vitória. “O turismo é tido como uma nova fonte econômica para a região e as nossas cidades não deixam nada a desejar para nenhum outro destino turístico Brasil afora. O contexto histórico das cidades tem encantado os turistas e esse é um feedback de outras cidades. Um exemplo é o Morro do Cristo, que anualmente conta com mais de 40 mil visitantes. O turismo é sim uma indústria sem chaminé e que envolve muitos segmentos como hotelaria, restaurantes, cultura e geração de emprego”, disse.
Segundo Daiane mais de dez mil pessoas circularam pela Estação União durante os três dias do evento. “É futuro da experiência no cenário turístico no pós-pandemia e nos pós-evento. O intuito da iniciativa foi sensibilizar a comunidade para o desenvolvimento do turismo regional, além de divulgar atrativos, roteiros, empreendimentos e gerar oportunidades de negócios”, disse.
A Expo Turismo Sul do Paraná é uma iniciativa itinerante que será realizada anualmente em todos os municípios que compreendem a Região Turística Sul do Paraná. “Acreditamos na evolução das ações realizadas ao longo do tempo”, acrescenta Daiane.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
O projeto para a realização da Expo Turismo Sul do Paraná foi elaborado pela diretoria da Atema, em parceria com o Sebrae. A programação contou com diversas atividades, como palestras, pitchs (discursos de venda), cases, talk tours (palestras), famtours (promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico), exposição, rodadas de negócios, aulas show, feira de sabores, espaço gastronômico, estação dos municípios e apresentações folclóricas.
Com relação ao Famtour foram convidados os agentes de viagens de diferentes regiões, como Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Pato Branco e região, Guarapuava e região, além de Joinville e região. A intenção foi proporcionar momentos únicos em atrativos turísticos e em apresentações folclóricas regionais e visitar o Parque Histórico Iguassú, hotéis, restaurantes, vinícolas, cachaçarias, associações de artesanato em toda região.
No intuito de apresentar os principais produtos turísticos consolidados e em operação na Região Sul do Paraná, os participantes da Expo Turismo Sul do Paraná contaram com o espaço Estação dos Municípios, também na antiga Estação Ferroviária, destinado para a divulgação institucional dos atrativos, roteiros, empreendimentos e eventos da região.
Durante os três dias de evento, o público também acompanhou apresentações artísticas com intuito de fortalecer e valorizar a cultura regional trazendo a diversidade étnica das etnias ucraniana, alemã, italiana e polonesa. Outro atrativo durante o evento foi a Feira de Sabores com espaço exclusivo para divulgação e a comercialização de produtos da agroindústria regional e compreendeu cerca de 20empresas de diferentes setores: erva-mate, vinhos, mel, embutidos, queijos, geleias, doces e bolachas. Já as aulas show serão o palco para apresentação prática e degustação dos produtos comercializados na feira de sabores.
O público contou também com um espaço para a divulgação e a comercialização do artesanato regional. Foram cerca de 50 pessoas envolvidas no setor, sendo a Associação de Pêssankas (nove artesãos) e mais cinco associações regionais que compreendem aproximadamente 40 associados.
A Maria Fumaça 310 também foi um dos atrativos durante o evento. Ela ficou estacionada na Estação União sendo o principal cenário de fotografias para a população.
Voltar para matérias