Porto União aposta no turismo e apresenta Plano Municipal para o setor
Pausa por conta pandemia obrigou o segmento a refletir novas experiências na atração de turistas
Não é de hoje que Porto União vem apostando no potencial turístico. A pausa por conta pandemia da Covid-19 obrigou o segmento a refletir novas experiências na atração de turistas. Desde o ano passado, a equipe da Secretaria de Turismo do município iniciou oficinas, seminários e workshops para debater o assunto, juntamente de representantes da sociedade civil, entidades e empresários, onde todas as sugestões e necessidades sobre o turismo foram ouvidas.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Porto União, Alice Cristine Schnornberger, tais discussões serviram de base para as diretrizes do Plano Municipal de Turismo, documento que irá definir uma série de ações prioritárias, prazos e responsáveis, para o desenvolvimento turístico da cidade pelos próximos dez anos.
Segundo a secretária, na sexta-feira, 1º, aconteceu a apresentação oficial do Plano ao executivo, legislativo e à comunidade, em cerimônia realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“O Plano retrata uma construção coletiva para o segmento do turismo pelos próximos anos (2021-2030) com intuito de reger os destinos do setor. O plano irá para a Câmara de Vereadores e se tornará Lei”, diz.
O Plano Municipal de Turismo é um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município. Tem como objetivo estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística na cidade de Porto União, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade. Segundo Alice, o documento foi embasado nos seguintes eixos temáticos: Inventário Turístico; Turismo Rural; Turismo de Natureza de Aventura; Turismo de Negócios; Turismo Gastronômico e Turismo Cultural.
“Daqui para frente ele (o documento) poderá sofrer frequentes inclusões e alterações, mas não exclusões. O plano estabelece metas e prazos a serem cumpridos”.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) e representante do Artesanato do Porto, Dinarte Guedes Neto, acrescentou que a comunidade tem um papel fundamental na tomada de decisões do Plano.
“O papel dos municípios no fortalecimento de uma oferta turística é muito importante. Para o turismo acontecer ele precisa, essencialmente, da conjuntura entre a iniciativa privada e a pública; é preciso estarem de mãos dadas. Ao município cabe oferecer infraestrutura e a ampla divulgação. É preciso comprar a ideia e acreditar que isso vai acontecer”.
Para Alice, a construção do Plano Municipal fortaleceu ainda mais parcerias para o desenvolvimento do turismo local.
Elaboração
A iniciativa é o resultado do trabalho conjunto de equipes da Secretaria Municipal de Turismo de Porto União, Conselho Municipal de Turismo, entidades públicas e privadas do Município (como cicloturismo, caminhadas, esportes radicais, pousadas, institutos, organizações não governamentais, cavalgadas, poder legislativo, motocross, entre outros) e a comunidade.
A principal função do Plano Diretor é assegurar o bem estar geral, de modo a preservar o meio ambiente, promover qualidade de vida para a população e garantir o desenvolvimento urbano sustentável para a cidade.
Além de nortear as ações do poder público para os próximos dez anos e apontar as perspectivas para o turismo em Porto União, o Plano Municipal de Turismo é de suma importância para quem depende de crédito para investimento.
“Todas as ideias levantadas desde o início dos trabalhos foram elencadas em seminários orientados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O Senac possui em Florianópolis (SC) uma diretoria de inovação e tecnologia, e que trabalha com turismo em toda Santa Catarina. O plano foi finalizado em Florianópolis”, explica o Diretor do Senac de Porto União, Márcio Zancanaro.
Segundo ele, tendo em vista o momento de crise causada pelo coronavírus, o Sistema Fecomércio SC (Sesc e Senac) entende que o turismo é a principal estratégia para a retomada econômica do Estado.
Desta forma, o Observatório do Turismo da Fecomércio SC – Senac SC identificou que a melhor forma de planejar o retorno das atividades turísticas é por meio da inovação, observando os desafios e contribuindo com soluções mais assertivas. Por isso, foram pensadas estratégias metodológicas para ativar a cultura de inovação nas 13 regiões turísticas catarinenses, instituindo o “DisrupTur: em cenários complexos, como a inovação pode ser a solução para o turismo?”
Para Márcio, o evento DisrupTur foi criado para atender às necessidades das Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRs) diante deste momento adverso – e buscar soluções para minimizar os impactos negativos no ecossistema turístico.
As regiões turísticas participaram de encontros online identificando desafios e apresentando projetos inovadores para o desenvolvimento do turismo. Por meio da conscientização, os participantes mapearam os principais problemas do turismo local, propondo ações e resultados customizados.
“Como base no DisrupTur, os municípios de Porto União, Canoinhas e Três Barras optaram pela elaboração do Plano Municipal, sendo o Senac o mediador. A equipe trabalhou em conjunto, dando um norte às etapas que virão. Foi um trabalho construído com pessoas ligadas ao turismo de Porto União”, diz.
Vale lembrar que a equipe técnica do Senac SC elaborou o projeto do DisrupTur com uma proposta dividida em três fases: a primeira consistiu em identificar as oportunidades e gerar ideias; já a segunda fase permitiu o desenvolvimento do conceito e as soluções; e a terceira serviu como etapa de implementação, testagem e validação das propostas. O evento DisrupTur foi realizado nos meses de junho a agosto de 2020.
Aporte financeiro
Conforme o Plano Municipal de Turismo de Porto União foi oficializado, o Ministério do Turismo vinculou todo o financiamento pelo Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que é uma linha de financiamento com recursos do MTur destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas; além de projetos e editais para administrarão pública e privada na área do turismo, ao Plano Municipal.
Qual é o seu ponto turístico preferido em Porto União?
A reportagem fez a pergunta para três dos envolvidos na elaboração do Plano Municipal de Turismo.
As respostas foram as seguintes:
Alice Cristine Schnornberger
Secretária de Cultura e Turismo do Município
“Para mim o ponto turístico em potencial é o Complexo Turístico do Morro da Cruz. É um lugar fantástico, ele agrega não apenas a visitação, a paisagem, mas sim conta uma história. É um lugar que faz a cultura e o turismo se unirem ali. O local irá receber melhorias e inovações em breve”.
Márcio Zancanaro
Diretor do Senac de Porto União
“Olha só (risos)! Temos muitas opções. Mas assim, o local que mais marcou desde a minha vinda para Porto União em 2013, e que todas as pessoas que visitam Porto União e me falam da sua beleza, é o Portal de Porto União. Ele é bem cuidado, florido. Faz jus ao termo Porto União Cidade Amiga”.
Dinarte Guedes Neto
Presidente do Contur e representante do Artesanato do Porto
“Como amante de cachoeiras que sou não poderia deixar de ser uma cachoeira, não é? Mas a que mora no meu coração e é o meu refúgio sempre que posso é a Cachoeira de São Francisco, próximo ao Rio dos Pardos. É um lugar sensacional. O lugar ainda não está aberto para visitação, mas se Deus quiser vai estar vai estar em breve (se eu conseguir convencer o dono do terreno (risos). É muito lindo”.
O que é Plano Municipal de Turismo?
O Plano Municipal de Turismo é um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município.
Para que serve o Plano Municipal de Turismo?
O Plano Municipal de Turismo é, portanto, uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.
Voltar para matérias