A construção da Estação Ferroviária União

A foto enviada por Alvaro Moreira é do ano de 1941 do século passado e registra detalhes da conclusão da histórica Estação Ferroviária União, edificada pela RVPSC (Rede Viação Paraná Santa Catarina), como registrada em matéria especial publicado nesta coluna de O Comércio, bem na divisa dos municípios de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), inegavelmente uma obra das mais belas de toda a malha ferroviária do país, com projeto inspirado em estação existente na França.

Desnecessário reafirmar que a ferrovia foi de relevante importância para nossa região, estados e ao país, mas com o crescimento da infraestrutura rodoviária, e a inevitável diminuição do transporte de cargas pela malha ferroviária, notadamente pela mudança registrada no segmento madeireiro e com a diversificação de outros setores ligados à economia.

A RVPSC foi extinta e toda a malha ferroviária e toda a sua estrutura, inclusive a Estação União, foi transferida para a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), que acabou extinta, passando tudo para o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura).


Local de encontro da população

Após sua inauguração, cujo evento, que em breve terá destaque neste espaço, como mostra a foto, passou a ser um local obrigatório para passeios da população de Porto União e União da Vitória, com as pessoas, principalmente casais, desfilando pelas plataformas da Estação, com muita elegância e charme.

O momento maior era registrado por ocasião da passagem dos trens internacionais, que vinham do Uruguai e da Argentina.

Não lembro, mas ainda menino via a passagem do trem especial com destino ao Rio de Janeiro, com o vagão especial com a então primeira dama argentina Isabelita Peron.


É muita história que precisa de cuidados

Atualmente o lado paranaense da Estação União, tombada para o patrimônio histórico, está sob à responsabilidade da Prefeitura de União da Vitória, sendo aproveitado para sediar setores importantes ligados à preservação da nossa história.

Já o lado catarinense, embora também tombado, continua com sua situação indefinida e, o mais grave, ocupado pelo legislativo municipal.

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