As provas ciclísticas das Lojas Unterstell que levavam grande público às ruas de Porto União
Um empresário de grande visão e que, através de trabalho incansável, contribuiu decisivamente para o fortalecimento da economia de Porto União foi, inegavelmente, Carlos Evaldo Unterstell, que estruturou um complexo que atingiu vários setores.
Mas, o circunspecto e operoso empresário, com o apoio de sua equipe de colaboradores e funcionários, não demonstrava satisfação somente com o sucesso de seu grupo empresarial, mas participava e liderava iniciativas nas áreas sociais e esportivas. Na área social sua participação, principalmente no Rotary Club de Porto União da Vitória, foi valiosa.
Na esportiva e de entretenimento, as esperadas provas ciclísticas, realizadas durante vários anos nas décadas de 60 e 70 do século passado, patrocinadas pelas Lojas de Eletrodomésticos Unterstell, estabelecida nas esquinas ruas Matos Costa e Frei Rogério.
Um grande público prestigiava
A foto é o registro do grande público que comparecia à realização de mais uma prova patrocinada pelas Lojas de Eletrodomésticos Unterstell, que mantinha em seu estoque as famosas bicicletas Monark, que faziam sucesso. E para o vencedor, o prêmio era uma Monark. Para o 2º, 3º, 4º e 5º lugares, outros prêmios, todos valiosos.
O trajeto da grande prova
Da prova, além de ciclistas das cidades de Porto União e de União da Vitória, participavam competidores de outras cidades da região.
A largada era a partir da frente das Lojas Unterstell, nas esquinas das ruas Matos Costa e Frei Rogério, com o trajeto atingindo as ruas Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco (na frente do antigo estádio municipal), Getúlio Vargas, João Pessoa, 7 de Setembro, Siqueira Campos e Matos Costa.
Com exceção de parte da Frei Rogério, 7 de Setembro, Siqueira Campos e Matos Costa, as ruas que integravam o trajeto da prova ainda não contavam com pavimentação, nem mesmo com paralelepípedos (pedras basálticas).
Palanque das autoridades e de premiação
No local da largada da prova estava o palanque com os organizadores, as autoridades e integrantes das emissoras de rádio (Colmeia e União) que transmitiam ao vivo (com as dificuldades da época) a prova. E era do palanque que eram anunciados os vencedores.
Visual urbano diferente
Do tempo das grandes provas ciclísticas, agora já no século 21, as vias públicas citadas estão todas pavimentadas, com um visual urbano bem diferente.
A bicicleta, agora chamada de Bike, continua não só como utilitária para transportar as pessoas, mas também, bem diferentes, porém mais modernas, sempre presentes em vários eventos, alguns que podem ser considerados fantásticos, como as provas de bicicross.
Mas, como testemunha que vivenciou algumas das provas ciclísticas das Lojas Unterstell e também das organizadas pela Comercial Bandeirante, poderia, já naquela época, afirmar que a bicicleta (pode ser Bike mesmo) jamais deixaria de fazer parte da vida das futuras gerações.
Voltar para matérias