Do passado ao futuro: a restauração do Cine Teatro Luz pela Uniuv

Segundo resumo de autoria do jornalista Dago Woehl, que está em uma placa colocada na frente do prédio, “a ideia para a construção de um cinema na cidade nasceu em 1947, com a promessa de isenção de imposto (05 anos) a quem se propusesse construir um. A empresa Cine Diversões Ltda. se candidata, três anos depois. Em 1951, após comprar o terreno e construir o prédio, inaugura o cinema, com todos os seus 1600 lugares para o público“.

Dago, no resumo histórico, registra também que em 1989 o Cine Luz encerrou suas atividades. A primeira foto desta coluna é do Cine Luz nos anos 60 do século passado, do acervo pessoal de Ricardo Morsk. As sessões com a exibição de filmes, inclusive a maioria clássicos, eram assistidas por centenas e centenas de pessoas. As sessões mais concorridas eram as matinês nos domingos à tarde. Muitos de minha geração, pela primeira vez na vida, sentiram a emoção de assistir o primeiro filme no Cine Luz.

 


cine luz na década de oitenta


‘Velho Cinema Novo’

Embora tenha, após 1989, reiniciado, mas temporariamente, suas atividades, os resultados não foram positivos e o cinema fechou definitivamente pela empresa proprietária.

No início do século 21, na primeira gestão do prefeito Hussein Bakri, foram realizadas, com o respaldo direto do Governo do Estado do Paraná, o projeto ‘Velho Cinema Novo‘. As negociações para a compra do prédio, que se consolidou e passou por processo de restauração, festivamente inaugurada com a presença do governador Jaime Lerner. O registro desta inauguração foi destaque recente nesta coluna.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Durante alguns anos, o cinema restaurado foi utilizado para os mais diversos eventos. Mas, lamentavelmente, os problemas começaram a surgir, havendo necessidade de ser novamente restaurado.


A participação da Uniuv

A participação da Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória) na nova restauração foi decidida na gestão do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e Jair Brugnago. A instituição começou a tomar todas as providências, evidentemente que com muitas dificuldades por se tratar da restauração – a segunda – de um valioso patrimônio histórico vinculado oficialmente do Estado. Mas tudo, com muito trabalho, foi equacionado.

restauro do cine luz feito pela uniuv

Foto: Ronaldo Mochnacz


Finalmente o anúncio oficial da nova restauração

Depois de intenso trabalho e dificuldades vencidas, em entrevista aos meios de comunicação das cidades irmãs foi oficialmente anunciada a ansiosamente e aguardada aprovação do projeto e autorização da Secretaria da Cultura do Paraná para a restauração do histórico prédio do Cine Luz.

Na coordenação da coletiva de imprensa o reitor Alysson Frantz e o vice-reitor Lúcio Passos, ao lado do então vice-prefeito, que estava no exercício do cargo, fizeram ampla exposição dos trabalhos realizados na elaboração do projeto, que provocou várias viagens e reuniões até a capital do Estado.

Com a Informação Técnica assinada pela arquiteta Rachel Krul Tessari (do Setor do Patrimônio Edificado) e Sergio Marcos Krieger (coordenador do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura), finalmente, estava confirmada a aprovação do projeto de restauro, em condições, portanto, de ser licitado.

cine luz após restauro

Foto: Lucio Kürten dos Passos

O vice-prefeito em exercício, Bachir Abbas, também presidente da Fundação Cultural, na sua fala, elogiou a dedicação do comando da instituição e de toda a equipe que participou da elaboração do trabalhoso projeto de restauração, colocando, em nome do prefeito Santin Roveda, a Municipalidade à disposição da Uniuv, pois entendia que o Cine Luz precisava voltar a ser utilizado, como foi por alguns anos, para atender os interesses da comunidade.

+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado

Tão logo o processo licitatório foi concluído, com a contratação da empresa vencedora assinado, com um custo previsto de R$ 731.280,22, mas que em razão de mudanças no projeto, já que se tratava de um prédio dos anos 40 e 50 do século passado e elevação do custos dos materiais utilizados, chegou no final a um valor maior. Os recursos financeiros do projeto de restauro foram da própria Uniuv.

E o nosso glorioso Cine Luz está totalmente restaurado. E com as restrições impostas pela Pandemia, para alguns eventos importantes, foi utilizado pela primeira para a cerimônia de posse dos atuais prefeito, vice-prefeito e vereadores no dia 1º de janeiro de 2022. Mais recentemente do lançamento do livro do Centenário de União da Vitória, de autoria de Therezinha Leony Wolff e Cordovan Frederico de Mello Junior.

Voltar para matérias