Famílias que ajudaram a construir a história de Porto União

Do amigo George Domit de Oliveira, que reside em Balneário Camboriú, recebi uma foto que reúne três famílias tradicionais de Porto União do século passado, muitos integrantes já de saudosa memória, mas alguns ainda presentes, contribuindo para que o município continue sua missão nesse sagrado espaço da Pátria Brasileira, que é Porto União.


As famílias Oliveira, Domit, Jung e Farah

George, diz “sei que na foto estão os meus pais Josué de Oliveira, Georgete Domit de Oliveira, Willy Carlos Jung (Willinho e esposa), Miguel Farah, médica Salime Farah, Faiez (médico em Cascavel), Farah Saliba, Juco e eu“.

três famílias tradicionais de Porto União do século passado

Foto: Acervo Ivo Dolinski


Doutor Josué de Oliveira

Josué de Oliveira, durante décadas, teve participação notável em sua carreira como causídico, além de seu envolvimento na vida pública como vereador, em mandato com apenas nove vereadores, cinco os quais eram advogados, entre os eles Victor Buch Filho, Roberto Cyro Corrêa e Abílio Heiss.

Não foram poucas às vezes que subi as escadarias do histórico prédio, atualmente ocupado pela Secretaria Municipal da Educação, para, numa sala superior, que servia como sede do Legislativo, ouvir com atenção os debates, todos de alto nível dos vereadores, principalmente dos advogados Josué de Oliveira e Roberto Cyro Corrêa.

+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado

Oradores extraordinários e obstinados defensores dos interesses de Porto União. Dignos de destaque também as atuações do doutor Josué nos júris das comarcas de Porto União e de União da Vitória.

Doutor Josué Oliveira, como legado em Porto União, tem seu filho Roberto Domit de Oliveira, que também foi vereador, atual presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), além de engenheiro responsável pelo asfaltamento do trecho da BR-280 Porto União/Irineópolis/Canoinhas e guardião de um dos patrimônios históricos mais importantes da região, que é o Casarão da Família Domit, em Irineópolis, construído por seu avô Joaquim Domit e tombado para o patrimônio histórico.


Miguel Farah, Willy Carlos Frederico Jung e Salime Farah

Na foto, além do advogado Josué de Oliveira, Miguel Farah e o Willy Carlos Frederico Jung. Farah era um comerciante e Jung dono da tradicional Farmácia União, comandada por seu filho doutor Willynho, agora pelo seu neto Carlos Alberto (Juco) Jung e ainda a médica Salime Farah, que ajudou seus irmãos Faber e Fauzi a instalar a Casa de Saúde e Maternidade Nazareth Farah, que durante décadas foi fundamental para Porto União e a comunidade regional.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp


Doutora Salime Farah

A médica Farah foi a primeira vice-prefeita de Porto União, eleita em 1972, lembrando que em 1969 foi eleita vereadora com a maior votação – considerando o colégio eleitoral daquele pleito – da história das eleições municipais do município. Willy Frederico Jung, além de farmacêutico, também foi vereador. Evidentemente que dados até importantes destas tradicionais famílias não estão inseridos nesta coluna. Para relatar todos os detalhes seriam necessárias muitas colunas, talvez até um livro.

Voltar para matérias