No ano do bicentenário, o registro de desfiles inolvidáveis!

Em colunas anteriores, lembramos de eventos que marcaram as comemorações cívicas realizadas na data magna da Pátria Brasileira: 7 de Setembro.

O desfile de 7 de Setembro era sempre aguardado com ansiedade pela população e nos meses de julho e agosto, nossos principais colégios já começavam o ensaio de suas bandas, com suas lindas balizas, que durante o desfile encantavam milhares de pessoas que lotavam os passeios das nossas duas principais vias públicas – Avenida Manoel Ribas (União da Vitória) e Rua Matos Costa (Porto União).

A foto é de um grande desfile, provavelmente nos anos da década de 70 do século passado, com uma banda se apresentando com entusiasmo e alunos desfilando garbosamente. Nas esquinas das avenidas Getúlio Vargas e Manoel Ribas o palanque oficial, ocupado pelas principais autoridades militares, políticas e educacionais das cidades irmãs.

Foto de um dos desfiles que eram realizados na década de 70.

(Arquivo Ivo Dolinski)


Durante dois anos, a pandemia nos privou desse evento de forte sentimento cívico

Com os passar dos anos, foi, entre os dois municípios, convencionado que a organização dos desfiles seria realizada alternadamente – um ano por Porto União e outro por União da Vitória.

Porém, a inesperada e indesejada pandemia do Coronavírus – com suas variantes – nos privou, por duas vezes, e o grande evento não foi realizado.


O Sesquicentenário e o Bicentenário

Em 1972, o desfile do Sesquicentenário da Independência do Brasil foi inolvidável. Agora, em 2022, o dia 7 de Setembro vai marcar a passagem do Bicentenário, mas ainda, lamentavelmente, vivemos uma circunstância nada agradável com a pandemia.

Mas estamos ainda no início do ano, apesar, ainda, da conturbada situação da pandemia com a variante da ômicron.

A esperança é para que tudo volte à normalidade e que o 7 de Setembro de 2022, em todo o Brasil, mas com grande brilho em Porto União da Vitória, que marcará o Bicentenário de Independência da Pátria, seja comemorado como deve realmente ser.

Voltar para matérias