O Hino do Cinquentenário, que acabou sendo o Hino Oficial de Porto União
1967, década de 60 do século passado, ano dos 50 anos de instalação do município catarinense de Porto União, instalado em 05 de setembro de 1917, após, em outubro de 1916, ser decidida a fixação dos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina.
Era o cinquentenário de Porto União em um período da nossa vida bem diferente da atual (resultado do célere progresso em todos os setores), quando ainda vivíamos a fase da economia impulsionada pelo ciclo madeireiro.
Já se passaram mais de 53 anos, mas ainda temos, não somente em jornais (inclusive nos arquivos de O Comércio), fotos, reportagens e folhetos. Mas em nossas lembranças os inesquecíveis eventos que marcaram as comemorações dos 50 anos de instalação do município de Porto União.
União da Vitória, município paranaense, através de sua população, também viveu a emoção o cinquentenário de Porto União, como foi em 1990 a festa do centenário de União da Vitória foi celebrada por Porto União. E, igualmente, em setembro de 2017, o centenário de Porto União.
Mas esta coluna destinada a ‘Uma Visita ao Passado’ traz a primeira impressão do Hino do Cinquentenário de Porto União em 1967, com música e letra dos saudosos Ivonich Furlany e Felício Domit.
Era o Hino do Cinquentenário, mas que acabou consolidado como Hino Oficial pela própria população e oficializado anos mais tarde, na década de 80, através de Projeto de Emenda à Lei Orgânica de Porto União através de elogiável iniciativa da vereadora Aldair W. Muncinelli, atual secretária municipal de Educação de Porto União.
Voltar para matérias