Passados 131 anos, Porto União e União da Vitória de 1916 a 2021
Desde 20 de outubro de 1916, data em que, em uma histórica reunião realizada no Rio de Janeiro, líderes notáveis do Brasil decidiram, após o sangrento conflito da Guerra do Contestado e também de problemas políticos e de interesse da população, definir os novos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Fazem 131 anos que a cidade de Porto União da Vitória foi repartida praticamente pela metade, com a ferrovia passando a ser a divisa.
Porto União, instalado como município e cidade catarinense, teve seu quadro urbano inalterado, como União da Vitória, que foi emancipada como Porto União da Vitória, ainda Paraná, em 27 de março de 1890, passando a ser União da Vitória e não mais Porto União da Vitória.
Apesar da divisão oficial, com a definição de limites dos dois estados (PR/SC), a “rachada” Porto União da Vitória continuou unida, como mostra a foto de parte da Rua Matos Costa (Porto União) e Avenida Manoel Ribas (União da Vitória).
União da Vitória, respaldada pelo Governo do Estado do Paraná, passou a ter um crescimento urbano, populacional e econômico maior do que Porto União.
E até que se justifica, pois, historicamente, o Paraná teve na nossa região grande parte de seu crescimento, notadamente com a vinda de imigrantes alemães, ucranianos, poloneses, italianos e mais tarde os libaneses.
Já Porto União, que era território paranaense, ficou distante da capital, mas, mesmo assim, durante a metade do século passado, junto com Canoinhas, figurava entre os mais importantes municípios de Santa Catarina.
Mas o crescimento econômico de outras regiões foi superior, como o Oeste, Meio Oeste, Norte, Sul e Vale do Itajaí.
Nas décadas de 1940 e 1950 Porto União chegou a estar na lista dos 10 mais importantes municípios, mas até então seu território fazia divisa com Caçador, Campos Novos, Curitibanos e Canoinhas.
Com a criação de novos municípios (agora são 295 no Estado), perdendo inclusive seus dois principais distritos (Matos Costa e Valões, que passou a ser Irineópolis), Porto União continua distante dos interesses maiores do Governo do Estado, tanto economicamente como politicamente.
A região Sul e Centro-Sul, incluindo União da Vitória, é reconhecida por historiadores importantes, como o “berço da civilização do Paraná”.
Depois do término do ciclo da madeira e o crescimento de outras regiões como o Sudoeste e o Oeste, União da Vitória perdeu posição de destaque, mas tem a vantagem de estar próxima da capital e sempre com lideranças políticas atuantes e com projetos estruturantes.
Apesar disso, graças à dedicação e garra de seu povo, Porto União não deixa de ser um município com excelente nível de crescimento em todos os setores e com uma qualidade de vida muito boa, considerada uma das melhores de Santa Catarina.
Voltar para matérias