Qual é a missão da Cáritas Diocesana?
Implantação da entidade em União da Vitória aconteceu em agosto de 2020
Em União da Vitória, a recém-fundada Cáritas Diocesana une esforços para cooperar com a comunidade em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia. Ações emergenciais foram implementadas contra os impactos sociais causados pela Covid-19, além de apoio psicológico e solidariedade.
A Conselheira Fiscal da Cáritas Diocesana local, Célia Martins, afirma que a comunidade uniu esforços, em especial o Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano e presidente da Cáritas. “Com o anúncio dos primeiros casos da Covid-19, o Dom Walter logo criou um conselho gestor e deu início as tratativas sobre a implantação da Cáritas. Temia que muitos necessitassem de amparo naquele período”, lembra.
A implantação da Cáritas na Diocese de União da Vitória aconteceu no dia 29 de agosto de 2020. “Durante a reunião já foi aprovado o Estatuto da Cáritas Diocesana, elegendo e empossando à sua presidência, diretoria e conselhos”.
“Cáritas Diocesana de União da Vitória foi declarada como Utilidade Pública durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei Ordinária nº 24/2021 foi aprovado em primeira discussão”
Nascida no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas é um Organismo ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que promove e realiza trabalhos que visam valorizar a dignidade da vida humana em todos os seus aspectos e fases. “Desde a sua fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas”, conforme o site da Cáritas Brasileira.
De acordo com Célia, a origem da Cáritas está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, que na época era Secretário-Geral da CNBB. “A Cáritas está presente nos cinco continentes e tem sua sede em Roma, de onde coordena operações de emergência e propõe políticas para corrigir as desigualdades”, explica.
Dom Walter Jorge, no dia da implantação da entidade, reforçou que a CNBB pede que a Cáritas diocesana seja um órgão de personalidade jurídica própria, mas que pode se filiar como membro associado à Cáritas Brasileira, devendo estar unida à sua missão comum.
As paróquias São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette, localizadas no Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, há dez anos compartilham experiências com o serviço prestado pela Cáritas, por meio de projetos, suporte às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por lá, o projeto central recebe o nome de Pão de Cada Dia, atendendo famílias necessitadas, formação e inserção no mercado de trabalho.
Declarada como Utilidade Pública
No dia 28 de junho deste ano a Cáritas Diocesana de União da Vitória foi declarada como Utilidade Pública durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei Ordinária nº 24/2021 foi aprovado em primeira discussão.
Cáritas
A Cáritas Internacional é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.
Palavra Cáritas
Tem sua origem no latim, que significa “caridade”
Serviço
Demais informações podem ser obtidas na Mitra da Diocese de União da Vitória pelo telefone (42) 3522-3595.
Voltar para matérias