Julgamento do acusado do ataque à creche de Blumenau começa nesta quinta-feira

·
Atualizado há 3 meses

Após um ano e quatro meses do trágico ataque à Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, o acusado de matar quatro crianças e ferir outras cinco enfrentará o Tribunal do Júri a partir das 8h desta quinta-feira, 29. O julgamento será realizado no fórum da cidade e contará com um rigoroso esquema de segurança.

Esquema de Segurança

O fórum de Blumenau terá um esquema de segurança reforçado durante todo o julgamento. A Rua Zenaide Santos de Souza, em frente ao fórum, será temporariamente fechada no início e ao término do júri, incluindo o fechamento para veículos de imprensa. Durante o julgamento, o acesso ao Tribunal do Júri será restrito aos familiares das vítimas e do réu, com cadastro prévio, e à imprensa, sem a presença de público externo.

Dinâmica do Julgamento

O Tribunal do Júri começará com a chamada dos jurados, titulares e suplentes, às 8h. A juíza presidente explicará os deveres dos jurados e esclarecerá sobre os impedimentos para participação. Será feito o sorteio de sete jurados que formarão o Conselho de Sentença.

As testemunhas de acusação serão ouvidas primeiro, seguidas pelas testemunhas de defesa. Os jurados poderão fazer perguntas através da juíza. O réu será interrogado pela juíza, com possibilidade de perguntas do Ministério Público e da defesa. O réu tem o direito constitucional de permanecer em silêncio.

Após os depoimentos, os debates entre acusação e defesa terão 1h30 cada, com possíveis réplicas e tréplicas de 1h. A juíza apresentará os quesitos ao plenário, que serão lidos em sessão. O voto dos jurados será secreto e decidido por maioria. Após a votação, a juíza elaborará a sentença com base no resultado, que será lida no plenário.

Relembre o Ataque

O ataque ocorreu em 5 de abril de 2023, quando um homem de 25 anos invadiu a Creche Cantinho Bom Pastor, no bairro da Velha, e atacou as crianças com uma machadinha. Quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas. O agressor se entregou à polícia imediatamente após o crime.