No mundo inteiro, o mercado de cosméticos e beleza tem prestado muita atenção na realidade aumentada. Essa é uma tecnologia que realmente vai revolucionar o mercado, e que já está sendo aplicada em muitos setores diferentes, incluindo em sites de apostas, como o https://icecasino.com/pt e muitos outros.
Não é difícil entender porquê essa mudança vai ser tão radical, já que, através da RA, clientes vão poder testar maquiagens, ver os resultados de tratamentos antes de fazê-los, e conhecer novas opções sem precisar comprá-las para testá-las.
A expectativa é de que, até 2027, o setor de beleza e cuidados cresça cerca de 25%, principalmente por conta do avanço tecnológico da RA. A verdade é que esses avanços e a indústria da beleza sempre estiveram de ‘’mãos dadas’’.
Qual a conexão da tecnologia com a indústria da beleza?
A indústria da beleza existe desde que o ser humano ganhou consciência. No Egito antigo, e em civilizações ainda mais antigas, a maquiagem já era extremamente popular. Os produtos que hoje em dia são mais conhecidos como esmaltes de unha foram criados recentemente, quando levamos em consideração a história da humanidade.
Com o avanço tecnológico, a indústria da beleza apenas cresceu. É só você pensar nas redes sociais: todos estão sempre maquiados, bem arrumados e tirando fotos bonitas, para chamar mais atenção.
A tecnologia também trouxe inovação em vários setores, e hoje em dia é muito mais fácil estabilizar fórmulas para criar novos produtos, que duram mais e têm maior qualidade. Atualmente existem produtos veganos, opções livres de testes em animais e com processos de produção mais humanizados.
O marketing digital também ampliou muito o alcance das marcas, trazendo produtos de beleza para pessoas do mundo inteiro. O próximo degrau da escada de evolução tecnológica em relação à indústria de beleza é a realidade aumentada. É possível fazer muito com essa nova tecnologia, e muitas oportunidades surgirão no ‘’meio tempo’’.
O que a RA poderá mudar no setor?
Essa nova tecnologia é aplicada de várias formas interessantes, que estão revolucionando a forma como os serviços são oferecidos aos clientes, e também os produtos. Em especial, para quem faz compras online, esse advento é um divisor de águas. Algumas das coisas que você já pode fazer com a realidade aumentada são:
- Visitar lojas virtuais sem sair de casa;
- Testar novas maquiagens antes de comprá-las;
- Conferir novos cortes de cabelo antes de cortá-los.
A RA está mudando tudo, e trazendo muito mais conforto para os consumidores. Em especial, consumidores ‘’millennials’’ e ‘’gen z’’ querem muito ter uma conexão maior com as marcas, comprando não apenas porque são produtos bons, mas por tudo o que elas representam.
Para esses consumidores, existe pouquíssima diferença entre fazer as compras online ou ir até uma loja física. Com a RA, é possível visitar a loja sem sair de casa, fazendo uma ponte entre a experiência da compra física com a praticidade de comprar em casa e testar os produtos antes de tomar uma decisão.
Os consumidores de hoje também têm uma preocupação muito maior com o meio ambiente, e com a sustentabilidade. A RA diminui muito os gastos desnecessários, principalmente com embalagens para produtos cosméticos. E como as pessoas podem testar os produtos antes de comprá-los, há uma redução no desperdício.
O futuro é tecnológico até mesmo para a beleza
Por mais que a tecnologia de realidade aumentada esteja engatinhando ainda, ela já trouxe uma mudança gigantesca para o mercado. Não apenas essa tecnologia tem mudado o mundo, mas outros setores tecnológicos como de Inteligência Artificial também têm feito inovações tremendas.
Para o setor de beleza, isso é apenas uma vantagem, já que trará mais recursos tanto para as empresas quanto para os consumidores. A longo prazo, isso provavelmente irá transformar a indústria da beleza em algo muito mais sustentável do que já é hoje em dia.
Mas temos que esperar para ver quais são as próximas etapas do desenvolvimento do relacionamento entre a beleza e a tecnologia. Enquanto isso, testar novas lojas online, filtros em redes sociais, e vários aplicativos que permitem visualizar o que você quer para sua aparência é uma excelente ideia.
Apenas é importante tomar cuidado para diferenciar o que é RA do que é real. A distorção de imagem é um problema que tem se tornado cada vez mais presente na vida cotidiana de todo mundo.
Nem sempre vamos parecer exatamente como o filtro do Instagram ou do TikTok demonstra, e é muito importante ter isso em mente quando utilizar essas tecnologias que estão sendo lançadas.
Também é o momento das marcas renovarem a sua comunicação, e a forma como abordam a beleza. Apenas dessa forma realmente será possível ter uma sociedade mentalmente saudável, com um bom relacionamento com a própria aparência.