O que esperar da Inteligência Artificial em 2024?

·
Atualizado há 9 meses

Uma das maiores inovações tecnológicas da história recente, a Inteligência Artificial (AI) continuará em uma posição de destaque ao longo de 2024, segundo a opinião de especialistas.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), responsável por ouvir mais de 300 executivos da área de tecnologia que atuam em países como Brasil, Estados Unidos, China e Reino Unido, identificou que cerca de 65% dos entrevistados acreditam que a IA permanecerá sendo o tópico mais importante da área tecnológica ao longo do ano.

Tendências mais aguardadas

Devido ao grande alcance da Inteligência Artificial em diferentes setores, são

inúmeras as tendências em destaque atualmente. Confira abaixo três exemplos

das inovações mais aguardadas.

1. Inteligência Artificial Generativa

Ao longo dos últimos anos, a chamada IA generativa, aplicada na criação de conteúdos, como músicas, vídeos e imagens, se desenvolveu de maneira rápida e constante. Para 2024, a perspectiva é de que essa tecnologia se torne cada vez mais acessível para os usuários e também dentro do meio corporativo.

2. Evolução dos chatbots

Cada vez mais populares, os chatbots também são um elemento importante para 2024, quando se trata de IA. Através do avanço de tecnologias como o Processamento de Linguagem Natural (PLN), a expectativa é de que os chatbots se tornem mais rápidos e eficientes, adquirindo novas capacidades de aprendizado e de adaptação em diferentes cenários.

3. Machine Learning mais complexo

Apesar de já ter alcançado um nível surpreendente de complexidade, em 2024 a tecnologia do Machine Learning (ML) deve avançar mais, por meio de algoritmos altamente capacitados e aptos a tomar decisões analíticas.

Com o Big Data, os serviços de streaming e as plataformas de jogos on-line poderão processar fluxos de dados muito maiores para entender melhor as preferências de seus usuários. Aplicativos móveis e plataformas digitais, como LeoVegas live ou Spotify, podem se beneficiar muito do aprimoramento e da implementação dessas tecnologias, podendo oferecer aos clientes recomendações muito mais próximas de seus gostos e interesses.

Avanço nos debates sobre regulamentação

Ao mesmo tempo em que a Inteligência Artificial continua avançando e se tornando essencial para diversas atividades, o debate relacionado à sua regulamentação também segue ganhando relevância a nível global. Seja por razões econômicas ou fins de privacidade, a magnitude no uso da IA tem gerado grandes discussões.

A União Europeia, por exemplo, já aprovou algumas leis com restrições ao uso dessa tecnologia, e possui comissões responsáveis por estudar seus impactos. Entre as medidas aprovadas pela UE, estão regras rígidas sobre a transparência das ferramentas de IA, e a obrigatoriedade de respeitar as diretrizes vigentes em direitos autorais.

No Brasil, as discussões sobre regulamentação estão crescendo entre diferentes setores da sociedade, motivadas especialmente pelo receio na perda de empregos. No Ceará, um projeto de lei pretende exigir a supervisão no uso da Inteligência Artificial por humanos, enquanto em Alagoas, a Câmara Legislativa aprovou recentemente um conjunto de diretrizes na adoção dessa tecnologia pela administração pública do estado.