O ex-prefeito e deputado estadual Antônio Toti Colaço Vaz morreu no final da manhã deste domingo, 16, em Curitiba, aos 81 anos. O velório está acontecendo na Câmara de Irati. O sepultamento acontece também nesta segunda, 17.
O político também atuou como advogado e empresário nos ramos da comunicação e educação durante muitos anos, à frente da Rádio Difusora entre os anos de 1985 e 2017. Mais recentemente, ele abriu um polo da Uninter em Irati.
Histórico
Antes de entrar para a política como vereador em 1973, Toti foi proprietário de uma lanchonete no centro da cidade. Depois, exerceu dois mandatos como vereador, sendo o primeiro de 31 de janeiro de 1973 a 23 de dezembro de 1976, e o segundo de 1º de março de 1977 a 06 de dezembro de 1982, ano em que foi eleito prefeito. Ele exerceu o cargo de 1983 a 1989 em seu primeiro mandato e foi eleito mais uma vez no ano 2000 para ocupar a prefeitura entre 2001 e 2004. Antes disso, ele foi deputado estadual entre 1991 e 1995. Além disso, Toti foi um dos fundadores da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), em 1983.
Em nota enviada à nossa reportagem, Vanderlei Kava, secretário geral da AMCESPAR, destacou as lutas travadas por Toti junto à entidade. “Foi um grande líder regional, duas vezes presidente da Amcespar. Acompanhei ele e a Diretoria na luta pela construção da sede da Amcespar, que foi histórica e marcante para toda região”, frisou.
Entre os principais destaques do último mandato como prefeito, estão a inauguração da Clínica Renal Iraty e a construção da nova sede da Câmara de Irati, inaugurada em 2003.
Comunicação
Além de atuar na política, na advocacia e como empresário da educação, Toti também comandou por muitos anos a Rádio Difusora Cultural. O radialista Miguel Soares, que trabalhou por mais de 20 anos na emissora, contou como foi o período em que conviveu com o ex-prefeito.
“Toda a vida sempre ele nos tratou bem, deu chance para progredir. Para mim, é uma grande perda do nosso companheiro, fiquei bastante triste. Graças a Deus, eu me sinto feliz de ter trabalhado na empresa dele, aprendi bastante coisa. Não tem o que falar neste momento, estou abalado. Que Deus conforte toda a família. É uma grande perda para a nossa cidade de Irati, sendo prefeito e deputado, mas toda a vida nos tratou muito bem”, comentou.
Miguel conta que Toti foi um dos grandes incentivadores da criação do Tartaruga, personagem que o radialista interpretou na Difusora durante muitos anos nos programas sertanejos, especialmente ao lado do apresentador José Vaz, o “Zé Tramela”, primo de Toti.
“Teve uma época que eu queria parar com o personagem, mas ele (Toti) sempre insistiu para fazer o Tartaruga, um dos primeiros personagens que eu criei no rádio de Irati na década de 80 nos programas sertanejos. Eu fico triste por esta grande perda que tivemos em Irati”, comentou.
Em nota, a Prefeitura de Irati também destacou o legado político de Toti para a comunidade iratiense. “As homenagens são feitas por seu trabalho, exemplo e dedicação, que contribuíram para o desenvolvimento do município e de toda população. Será lembrado com carinho pela pessoa exemplar e dedicação à vida pública”, diz a nota publicada nas redes sociais do Executivo iratiense. Por conta do falecimento de Toti, o prefeito Jorge Derbli decretou luto oficial de três dias no município.
Nota de pesar pelo falecimento do radiodifusor Toti Colaço
A AERP lamenta profundamente o falecimento do radiodifusor e político Toti Colaço, ocorrido neste domingo (16/06), em Curitiba, aos 81 anos. Ex-prefeito no município de Irati e ex-deputado estadual, Antônio Toti Colaço esteve à frente da Rádio Difusora Cultural (1985 a 2017), em Irati, além de atuar também como empresário no setor da educação e na advocacia.
Toti Colaço foi um dos fundadores da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR).
Por conta do falecimento de Toti, o prefeito Jorge Derbli decretou luto oficial de três dias no município. O velório ocorre na Câmara de Irati, com sepultamento marcado para às 11h desta segunda-feira (17/06).