Duas irmãs morreram em um intervalo de 24 horas, em São Mateus do Sul. Maria da Conceição Adames Dubinski, faleceu às 0h30 do dia 7 de novembro, com 73 anos de idade. Ela estava internada em um hospital em União da Vitória por complicações no pulmão, apresentando pneumonia. Ela deixou o esposo e sete filhos.
E sua irmã, Izulina Adames Dubinski, conhecida como Túia, faleceu perto das 23h do mesmo dia, aos 76 anos de idade. Ela deixou o esposo e 3 filhos. No entanto, ela chegou a ter 10 filhos, sendo que um deles, Antônio Dubinski, faleceu no dia 11 de setembro de 2023, com 48 anos de idade.
Maria da Conceição e Izulina nasceram na região conhecida como Gadens, interior de São João do Triunfo. Logo após se casarem, elas vieram morar em São Mateus do Sul. Maria trabalhou por anos na empresa Procopiak e residia na Vila Pinheirinho, enquanto que Izulina foi funcionária da extinta madeireira do Ederaldo Moleta e morou por muitos anos na Vila Prohmann.
Em entrevista ao Portal RDX, a filha de Maria, Lúcia Antônia Muller, contou que a proximidade entre mãe e tia era muito forte, onde as duas eram unidas não só em momentos bons, mas também nas dificuldades.
“Existiu uma ligação muito forte entre as duas, pois até os mesmos remédios elas tomavam. Quando uma sabia que a outra estava doente, acabava adoecendo. Em uma situação, uma delas foi levada pelo Samu, e logo em seguida a outra quando soube, teve de ser internada no hospital”, conta.