O publicitário Washington Olivetto, considerado o maior e mais premiado do Brasil, faleceu na tarde de hoje no Rio de Janeiro, aos 73 anos. A causa da morte foram complicações decorrentes de uma cirurgia de pulmão realizada em São Paulo. Após a operação, Olivetto viajou para o Rio, mas seu quadro se agravou e ele estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star.
Olivetto deixa um legado inestimável na publicidade, sendo vencedor de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Entre suas criações mais icônicas estão as campanhas da Bombril, com o famoso “garoto Bombril”, e o “primeiro sutiã” da Valisère. Nos anos 1980, ele fundou a agência WBrasil e, nos últimos três anos, também escreveu uma coluna para O GLOBO.
Além de sua carreira na publicidade, Olivetto era um grande amante do futebol e atuou como vice-presidente do Corinthians nos anos 1980, sendo um dos criadores do movimento Democracia Corintiana. Em 2001, ele passou por um traumático sequestro em São Paulo, permanecendo 53 dias em cativeiro antes de ser resgatado.
O setor publicitário e a sociedade brasileira lamentam a perda de um verdadeiro mestre da comunicação.