Prefeito aguardará inquérito sobre morte de bebê em Bela Vista do Toldo

·
Atualizado há 6 meses

A Prefeitura de Bela Vista do Toldo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a morte de uma menina de dois anos de idade na manhã desta quinta-feira, 30, na localidade da Gralha, interior da cidade. Ela foi atropelada por uma máquina da prefeitura.

Segundo o JMais apurou, a máquina estaria fazendo um serviço de nivelamento de um terreno particular para a construção de uma casa que pertenceria aos pais da criança. A menina, que estava com a mãe, teria ficado curiosa ao ver a máquina pá carregadeira e teria corrido em direção ao veículo. A mãe correu atrás da filha, mas no mesmo momento o operador da máquina deu marcha a ré e acabou passando por cima da menina. Ela ainda foi socorrido com vida, mas acabou morrendo pouco antes de dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas.

Em choque, o servidor público que operava a máquina ficou transtornado ao saber da morte da menina. Ele afirma que não viu ela atrás da máquina enquanto trabalhava. Só se deu conta do acidente ao ouvir os gritos de desespero da mãe da menina.

O JMais tentou contato insistentemente com o prefeito Valdecir Krauss (UB) e com o secretário de Obras de Bela Vista do Toldo, Marcos Tadra, mas nenhum dos dois haviam respondido aos chamados da reportagem. Na página oficial do Município na internet não há nenhuma menção ao episódio, muito menos na página da prefeitura no Facebook.

Somente no perfil particular, que o prefeito divide com a esposa (Valdecir e Sonia Krauss) no Facebook há uma imagem com a palavra “luto” no perfil e o prefeito compartilhou um decreto de luto oficial de três dias por causa da morte da menina. O decreto foi assinado nesta sexta-feira, 31.

O prefeito não faz, contudo, nenhuma menção a providência a ser tomada com relação ao operador e à máquina pertencente ao Município, causadora do acidente. Segundo o JMais apurou, o veículo foi recolhido pela Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar as responsabilidades. O motorista já foi ouvido pelo plantão da Delegacia e foi liberado. A Polícia Militar registrou a ocorrência como homicídio culposo, aquele que se comete sem intenção.

Depois que a primeira versão desse texto foi publicado, o prefeito entrou em contato com a reportagem e explicou que “o nosso jurídico está acompanhando o inquérito policial”. Mas não respondeu a outros questionamentos feitos pela reportagem.

O assessor jurídico da prefeitura de Bela Vista do Toldo, Renato Cepeda, entrou em contato e confirmou o que disse o prefeito. Ele explicou que a prefeitura tem uma lei que autoriza, por meio do pagamento de taxa, que o cidadão pleiteie um serviço específico em uma propriedade privada. Questionado sobre o serviço estar sendo prestado em um feriado, o advogado diz que é possível, não sabendo responder se, neste caso, o serviço custa mais caro para o cidadão, já que demanda pagamento de horas extras ao operador.

A reportagem teve acesso à lista de nomes aptos a receber o serviço, cadastrados no programa citado pelo assessor, mas não encontrou o nome do pai nem da mãe da criança.

Maria Heloísa Andricovicz foi sepultada nesta sexta-feira, 31,no Cemitério São Miguel, do Rio d’Areia.