Educação: escola de União da Vitória recebe Jardim de Água e Mel da Sanepar

·
Atualizado há 3 semanas

A Companhia de Saneamento do Paraná, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, inaugurou, nesta semana, um Jardim de Água e Mel na Escola Municipal Professora Miguelina Hessa Treuke, no bairro São Sebastião, que atende 280 estudantes.

O espaço, desenvolvido pela Sanepar como parte do Projeto de Trabalho Social que acompanha empreendimentos de água e esgoto da Companhia, foi concebido para a realização de atividades educativas voltadas à preservação ambiental.

A estrutura instalada é composta por três colmeias de abelhas sem ferrão, de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, além de deck, bancos e uma diversidade de flores e outras plantas.

Os professores poderão utilizar o espaço como ferramenta de apoio ao conteúdo educacional ligado aos temas de sustentabilidade, de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e dos cuidados com a água.

“A Sanepar tem investido na construção de Jardins de Água e Mel com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das abelhas sem ferrão, as abelhas nativas, considerando seu papel na manutenção da biodiversidade. Esses espaços são construídos em escolas e instituições sociais, e são doados para a comunidade para que se tornem ferramentas educativas para a educação socioambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.

Além da produção de alimento, as abelhas são seres fundamentais para a manutenção da biodiversidade e da qualidade do meio ambiente. Por meio da polinização, elas contribuem para a composição da flora e assim para a preservação dos recursos hídricos.

A diretora da Escola, Juliana Martins Testa, conta que a comunidade escolar recebeu a proposta de forma entusiasmada, com muitas expectativas em relação às abelhas, ao jardim e a horta. “O espaço do Jardim de Água e Mel, com as abelhas, assim como a horta, nos proporcionarão a oportunidade de colocar em prática o ensino e aprendizagem proporcionados em sala de aula”, diz.

MANUTENÇÃO – Para que o jardim funcione de forma adequada, a equipe escolar recebeu orientações sobre a manutenção do espaço e o manejo das colmeias. As próprias crianças contribuíram com o plantio das mudas de flores para compor o jardim. Além do Jardim de Água e Mel, a escola também foi beneficiada pela implantação de uma horta comunitária mês passado.

Para Juliana, “a socialização entre as crianças na prática com o cuidado em relação às abelhas, a compreensão do papel imprescindível que elas têm para a manutenção da biodiversidade, o manejo, o sentimento de pertencer a algum lugar e cuidar deste espaço, a inclusão social, bem como a inclusão disciplinar, “são oportunidades de aprendizado significativo, baseado em experiências, que o Jardim de Mel vai proporcionar aos estudantes”, considera.

A inauguração do Jardim de Água e Mel contou com a presença da secretária municipal de Educação de União da Vitória, Elizabeth Melnik de Castilho, da supervisora pedagógica Marlene Silveira Kreuzberg, do gerente em exercício da Sanepar, Alessandro Mernick, Bolívar Menoncin Junior e Emerson Luís Affonso, também da Sanepar.