Você já deve ter escutado por aí muitos dos benefícios de usar ativamente a bicicleta como meio de transporte no dia a dia, ou até mesmo campanhas sobre usar a bike para ir ao trabalho, escola ou faculdade (pelo menos um dia no ano). A verdade é que se fala muito sobre a parte boa, e os perrengues acabam ficando em segundo plano, mas eu vou te contar por quê.
Eu moro atualmente no Bairro São Pedro, em Porto União – SC e trabalho no centro de União da Vitória – PR. Para quem é de fora, deve imaginar: “Ela faz uma travessia entre estados, de bicicleta, todos os dias para ir ao trabalho?”. A verdade é que quem mora aqui quase nem sente a diferença e muitas vezes não se dá conta que está mudando de município, afinal, meu trajeto de bicicleta de casa ao trabalho é de apenas de 3,3 km. Eu faço o trecho 4 vezes ao dia, pois venho pela manhã, vou até em casa almoçar e retorno para o segundo turno. A saga termina a tarde, com a volta para casa.
Ventinho no rosto, paisagens e pessoas legais fazem do trajeto um prazer para mim. Além disso, aproveito este momento de cerca de 15 minutos (às vezes 10, quando estou com mais pressa), para ouvir as músicas que gosto ou me informar ouvindo um podcast.
Com essas vantagens, usar a bike para se locomover pode ser um momento de lazer, mas, nos extremos das estações, principalmente do verão e do inverno, a história é um pouco diferente. Para quem anda diariamente de bicicleta como meio de transporte para escola/faculdade ou trabalho, sabe que o sol custa sair pela manhã por aqui, e em alguns dias a garoa e a serração tomam conta do trajeto, deixando-o não tão prazeroso assim. Nos dias de calor, no horário do almoço com sol à pino ao meio dia, atrapalha bastante, por isso, eu uso o protetor solar diariamente.
Eu reconheço o meu privilégio no qual o uso da bicicleta é mais uma opção de transporte e não a única, como é em muitos dos casos dos trabalhadores das nossas cidades, espalhados por todos os bairros e usando o meio para se locomover com mais agilidade. Os dias frios, chuvosos e de muito calor são exaustivos para quem só tem essa opção. Tem dias em que tudo que você queria é não precisar se incomodar com as dificuldades e chegar ao trabalho com conforto e tranquilidade.
Mobilidade Urbana
A Ciclovia do Contestado, inaugurada em Porto União em 2015, facilitou muito o trajeto de inúmeros ciclistas que fazem o trecho dos bairros para o centro, pois é ligada à outra importante ciclovia de nossa cidade, a da Perimetral. Além deste uso para transporte, os espaços são ótimos também para lazer e prática de esportes e muito utilizado pelos munícipes.
Fico muito feliz que nossas cidades estão se desenvolvendo no quesito de mobilidade urbana em prol dos ciclistas, mas em muitos pontos ainda, entre as dificuldades de quem usa o meio de transporte, é a questão da falta de cuidado por parte de pedestres e motoristas com quem está pedalando corretamente, além de alguns buracos e irregularidades nas vias.
Mas é preciso também citar a falta de cuidado por parte de alguns ciclistas, que usam indevidamente o transporte. Trafegar em calçadas ou na contramão não é legal e pode ser muito perigoso, para você e para os pedestres. É preciso evitar também andar muito rápido entre os carros e pedestres, para evitar acidentes.
Além disso, para os ciclistas que, como eu, gostam de ouvir músicas e podcasts enquanto pedalam, é importante lembrar que o uso de fone de ouvido ao andar de bike deve ser feito com cautela, com o som não muito alto para não atrapalhar o sentido da audição, muito importante para sua atenção no trânsito.
Para os motoristas que dividem espaço com os ciclistas a dica é: deixe um espaço de pelo menos 1,5 metros para uma circulação segura da bicicleta. Além disso, tenha muita atenção quando for abrir as portas do carro que ficam para o lado da rua, muitos acidentes acontecem desta forma, principalmente no centro da cidade e ruas movimentadas.
Mas afinal, por que eu escolhi a bike?
Entre as principais vantagens que vejo em utilizar a bicicleta como meio de transporte estão: economia, cuidado com a saúde e consciência ambiental. Além disso, esta atividade proporciona prazer e qualidade de vida. Não há nada como aproveitar o trecho para observar a natureza e as pessoas, no qual a cada pedalada o cenário muda e você passa experiências diferentes a cada dia, coisas que com o carro passam despercebidas. Tem também aquela sensação de liberdade, que faz com que você já comece o dia com uma energia diferente.
Minha ideia aqui não é converter ninguém ao uso da bicicleta, mas você já tentou incluir o meio de transporte na sua rotina? Comece aos poucos, usando a bike para ir ao mercado, a feira ou para ir até uma atividade física. Você vai sentir no bolso e no seu bem-estar.