Na reta final do pleito municipal no Vale do Iguaçu, assim como em todo o Brasil, a eleição segue indefinida até que as urnas estejam fechadas.
Entre pesquisas, trackings, tendências e análises há espaço para todo tipo de interpretação em relação a quem pode vencer e se tornar o próximo gestor municipal.
Em União da Vitória, sob a ótica da única pesquisa realizada e publicada, pode-se supor que os mais bem colocados, Gabi (apoiada pela musculatura de Hussein Bakri), Ary (como novidade da eleição e médico) e Bachir (como prefeito e comandante da máquina pública) parecem ter maiores chances de vitória, mas ainda chances de vitória.
Com a margem de erro e os indecisos, não é possível cravar o vencedor; e nossa avaliação é de que poucas centenas de votos poderão diferenciar os mais bem votados pós pleito.
Toninho pode pagar um preço mais caro pela aliança com a esquerda, por mais que o ex-prefeito Pedro Ivo, que integra a chapa como vice, carregue consigo uma importante e historicamente sólida base eleitoral.
Em Porto União, onde não foram realizadas pesquisas registradas, as leituras dos cenários indicam que a eleição deve ficar mesmo entre os candidatos Célio Tucano, que conta com o apoio do atual prefeito, Eliseu Mibach, e Juliano Hassan, médico e ex-candidato a vice derrotado na eleição anterior; mas que por outro lado, possui em sua base o governador do estado, Jorginho Mello, além de fazer parte do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, candidato mais votado em Santa Catarina nas últimas eleições federais, e que ainda representa um sentimento puxador de votos na região.
Seguindo a tendência da esquerda enfraquecida em todo o país, mas principalmente no Sul do Brasil, Celestino Glaab, o único representante oficial da esquerda, também pode ter sua votação reduzida, trazendo em sua campanha a mesma sigla do presidente Lula.
Não há como prever qual será o resultado das urnas neste domingo, 06.
O único que pode decidir quem será o vitorioso é o eleitor, ao depositar o voto, que é secreto.
E a cobertura completa você acompanha a partir das 16:30 pelos canais do @jornalocomercio.
Esse é um conteúdo do Jornal O Comércio. Acesse https://www.vvale.com.br/jornalocomercio/.