Causou estranheza para os paranaenses e alguns catarinenses, como é o caso de Porto União não estarem recebendo a fatura impressa da Copel em suas casas. E muitos não gostaram.
Desde o início de 2017, a empresa vem investindo em uma campanha para incentivar as pessoas a migrarem para a fatura digital, deixando o modelo impresso de lado.
Mas nem todos aderiram à campanha, mas mesmo assim deixaram de receber a fatura em domicílio. Os consumidores afirmam que não foram avisados da novidade, porém a Copel, afirma que que fez os avisos.
Com isso, os usuários começaram a receber o código da conta apenas por e-mail. De acordo com a Copel, a migração foi feita automaticamente para todos os clientes que já possuem o cadastro completo no site da empresa, ou seja, aqueles que já forneceram seu endereço eletrônico.
No entanto, consumidores ouvidos por O Comércio reclamam que não foram avisados da novidade, ficando sem entender o que tinha acontecido.
Um empresário com prédios comerciais em União da Vitória e Cruz Machado reclama que não solicitou a mudança e não foi avisado se poderia reverter a fatura para o talão impresso.
“Eu meus funcionários, todo mundo, está recebendo por e-mail, recebi reaviso porque em janeiro estava de férias e não abri meu e-mail comercial”, reclamou.
As mudanças
Segundo a Copel, a mudança vem para oferecer mais agilidade e conforto no serviço, já que a fatura pode ser paga pela internet, pelo aplicativo Copel Mobile e também em toda a rede bancária e na rede credenciada apenas com o número do CPF do titular.
Outro ponto destacado é a economia. Conforme explica a Copel, sem o envio da conta impressa, cerca de 2,26 toneladas de papel deixaram de ser enviados todos os meses.
Os únicos clientes que ainda recebem a fatura impressa são aqueles que não fizeram o registro no site da Copel. Nesse caso, a empresa continua enviando a conta normalmente.
É possível receber a fatura impressa
Quem deixou de receber a conta impressa – e, mesmo assim, preferir recebê-la em sua casa –, pode solicitar a mudança. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Copel Mobile, na agência virtual da empresa ou em qualquer outro de seus canais de atendimento.
Outra opção é imprimir em casa a fatura. Nesse caso, basta acessar o site da Copel e solicitar uma nova via do boleto. Já quem deseja a facilidade da internet e ainda não sofreu a mudança pode pedir para se tornar o cliente digital. Para isso, basta fazer a solicitação na agência virtual da companhia.
Como aderir
Para passar a receber a fatura por e-mail, o usuário deve acessar a Agência Virtual da Copel . Ao entrar na página – mediante login e senha – a opção de aderir à fatura digital aparecerá na primeira tela.
O consumidor também pode baixar gratuitamente o aplicativo Copel Mobile, que traz os principais serviços disponíveis na Copel e em breve passará a oferecer a opção de fatura digital.
Mais mudanças à vista
Visando ainda mais facilidade no pagamento, a Copel vai lançar uma nova maneira de cobrança: o código de barras da fatura será enviado por SMS. O serviço já entrou no processo de licitação e deve estar disponível em 90 dias.