Aprovado aumento de capital da Sanepar
Os deputados estaduais aprovaram o projeto do Poder Executivo que aumenta o capital da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar). Com isso, o Governo poderá emitir ações sem direito a voto da empresa e vendê-las no mercado. Essas ações também poderão ser dadas pelo governo estadual como garantia em operações de crédito e financiamento. O presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), disse que o projeto possibilita à Sanepar ter mais recursos e, com isso, condições de realizar mais obras de saneamento e tratamento de água e esgoto no Paraná. “O texto da mensagem impede que o Estado perca o controle da companhia, devendo permanecer com 60% das ações com direito a voto. É uma ampliação de capital que vai garantir mais obras para a melhoria de vida do povo paranaense. Só isso já é argumento suficiente para calar os ‘do contra’ que falam em privatização sem conhecimento de causa.”
Outubro Rosa
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), formou o grupo que vai organizar a programação do Outubro Rosa no Paraná. O Poder Público e a iniciativa privada, juntamente com entidades civis, vão se unir mais uma vez para a realização da campanha de esclarecimento, realização de exames e outras ações educativas e preventivas visando a saúde da mulher. Participaram da reunião Susana Rossoni, mulher do presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni, representando o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Poder Judiciário, da Delegacia da Mulher e servidores da Assembleia Legislativa.
APAES
O governador Beto Richa autorizou licitações para obras de reparos, melhorias e ampliações em 13 APAES (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) do Paraná. O valor total das obras é de R$ 2,1 milhões. As licitações estão previstas para acontecer ainda neste mês de setembro e o início das obras deve ocorrer antes do final do ano. O deputado Valdir Rossoni (PSDB) disse que, enquanto o Governo Federal pretende acabar com os benefícios concedidos às APAES, no Paraná a situação é bem diferente, com repasse de recursos, obras e investimentos nas instituições. “O governo já entregou 40 micro-ônibus adaptados e até o final do programa todas as associações terão um veículo especial para o transporte dos alunos. Agora o governo está repassando esses recursos para a melhoria da estrutura física. É o compromisso do Estado com a educação especial do Paraná”. A economia feita pela Assembleia neste ano possibilitou o envio de R$ 10 milhões ao Executivo para ampliar a quantidade de micro-ônibus adquiridos. “É o dinheiro público sendo tratado com austeridade. A economia retorna em benefícios para a população”, disse Rossoni.
Transparência nas licitações
O presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), reafirmou nesta semana que todos os processos licitatórios e atas de registros de preço da Casa são feitos com total transparência. Lembrou que tudo é fiscalizado por técnicos do Tribunal de Contas e que as sessões são abertas ao público e aos veículos de comunicação. “Ao contrário do que acontecia, hoje todos os atos são publicados no Portal da Transparência. Está tudo publicado para que todos acompanhem”, afirmou Rossoni.