O sorteio dos gabinetes dos deputados estaduais que assumirão o primeiro mandato a partir de 2015 será no próximo dia 17 de novembro, às 11 horas, em reunião aberta na Assembleia Legislativa. Já no início do mês de outubro, depois da eleição que confirmou os políticos que exercerão o mandato nos próximos quatro anos, o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), revelou a forma do sorteio como sendo a mais democrática e justa para a distribuição dos gabinetes. “É a melhor alternativa para definir o local de trabalho dos novos deputados. Os gabinetes estão padronizados e todos terão a mesma estrutura para desempenhar suas atividades a partir do próximo ano.”
Direitos aos jovens
A Comissão Especial formada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 4/2014 aprovou parecer favorável à iniciativa, na forma de substitutivo geral, durante reunião na Assembleia Legislativa. A proposta, denominada PEC da Juventude, altera o artigo 173 da Constituição Estadual, assegurando a extensão de políticas públicas, bem como direitos sociais, econômicos e culturais aos jovens, em consonância com o Estatuto da Juventude e do Plano Estadual da Juventude.
Acobertando
O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, disse em pronunciamento, na última semana, que a presidente Dilma Rousseff provou que concorda com tudo o que foi feito e está sendo denunciado contra o PT porque não fez nada contra o tesoureiro do seu partido, João Vaccari Neto, apontado por Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras, e o doleiro Alberto Yousseff, como o operador que levava a propina das negociatas da estatal para o partido. “Se ela não concordasse com o que está acontecendo, teria afastado imediatamente o Vaccari da tesouraria do partido e do conselho da Itaipu. Ele leva 2% dos investimentos do Brasil e recebe R$ 30 mil por mês da Itaipu”, afirmou o deputado. Sobre o discurso de que foi o governo federal quem atacou a corrupção mandando investigar, ele lembrou que Paulo Roberto da Costa, que faz delação premiada e implode o governo, foi preso pela Polícia Federal, não por Dilma Rousseff. “Há pouco tempo ele era querido na cúpula do governo e há várias fotos de reuniões onde está ao lado de Lula e Dilma. Por que será?”
Promoção PMPR
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou projeto do Governo do Estado que altera a Lei de Promoções de Praças da Polícia Militar. O projeto cria o Curso Especial de Formação de Sargentos, o que irá motivar policiais militares (cabos) com maior tempo de serviço a elevar o nível de conhecimento, garantindo assim um contingente de policiais mais preparados para atender à população. O projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e está apto para ser analisado em plenários pelos 54 deputados.