Tendo se passado um trimestre de 2021, o Grupo Verde Vale de Comunicação busca entender o nível de satisfação dos moradores do Vale do Iguaçu com relação às administrações públicas e seus administradores. Nesta edição do Jornal o Comércio, apresentaremos o resultado de pesquisas realizadas entre os dias 16 e 19 de março em Porto União e em União da Vitória.
A pesquisa encomendada pelo Grupo Verde Vale de Comunicação e realizada entre os dias 16 e 19 de março também ouviu 345 munícipes de União da Vitória sobre suas opiniões a respeito das administrações e gestores municipais e estaduais. A margem de erro da pesquisa é de 3,4% para mais ou para menos.
Para 33,6% dos munícipes, a Administração Municipal apresentou uma boa gestão nos primeiros dias de 2021; 33% avalia a Administração como regular; 10,4% como ruim; 7% como ótima e 7% como péssima. Não souberam responder ou preferiram não opinar somam 9%.
A população com renda familiar de mais de 5.501,00 reais é a que melhor avalia a administração: 50% das pessoas que fazem parte desse grupo acreditam que a gestão tem sido boa ou ótima. A maior taxa de avaliação ruim (11,8%) foi registrada no grupo de pessoas com renda familiar entre 2.201,00 a 5.500,00 reais. A população com renda familiar de até 2.200,00 reais foi a mais indicou como péssima a gestão municipal: 13,5% das pessoas desse grupo escolheram essa opção.
A população do bairro Cristo Rei foi a que mais avaliou a gestão como ótima (19,2%). A região dos bairros Ponte Nova e Navegantes apresentou maior taxa de avaliação boa (50%) e também de avaliação péssima (15%). A região que mais avaliou a gestão como regular foi a dos bairros São Joaquim e Bom jesus (50,1%). A população de duas regiões apresentou o mesmo resultado de avaliação ruim (16,7%): bairros Cidade Limeira e Rio D’areia e bairros Sagrada Família e Nossa Senhora da Salete.
Os primeiros dias da primeira gestão do Bachir Abbas (PP) também foram analisadas pelos munícipes. O prefeito é aprovado por 59,5% da população, enquanto que 18,8% o desaprovam. Não souberam respondem ou não quiseram opinar representam 21,7% dos entrevistados. Os munícipes com mais de 59 anos são os que mais avaliam positivamente o gestor: 70,2% desse grupo aprova o prefeito. A faixa etária com maior taxa de desaprovação é a formada por pessoas com idade entre 25 e 34 anos: 29,7% desse grupo desaprova Bachir.
A maior taxa de aprovação do prefeito Bachir Abbas foi registrada no bairro Cristo Rei, em que 69,3% da população o avalia positivamente. A maior taxa de desaprovação, 27,8%, está presente na população da região dos bairros Cidade Limeira e Rio D’areia.
Avaliação do Governo Estadual
Com pouco mais de dois anos de atuação, a atual Administração Estadual é vista como boa por 40,9% dos união-vitorienses. Os que a avaliam como regular representam 27,8% da população; 10,1% avalia a atual gestão como ruim, 9,9% como ótima e 7,8% como péssima. Não souberam responder ou não quiseram opinar representam 3,5%.
Pessoas que cursaram até o ensino fundamental completo são as que mais avaliam a Administração Estadual como ótima (17,9%); aqueles com ensino médio completo ou incompleto são os que mais avaliaram a administração como boa (44,1%). Já as maiores taxas de avaliação regular (36,5%), ruim (13,5%) e péssima i foram registradas na população com ensino superior completo ou incompleto.
A região dos bairros Navegante e Ponte Nova apresentaram maior taxa de avaliação ótima da Administração Estadual (15%). A região dos bairros Cidade Limeira e Rio D’areia foi que registrou maior taxa de avaliação boa (52,8%). A taxa de avaliação regular foi maior nos bairros São Joaquim e Bom Jesus (50%). A população dos bairros Nossa Senhora do Rocio e São Basílio Magno foi a que mais avaliou a Administração como ruim (17,1%). Por fim, os moradores dos bairros Ponte Nova e Navegantes são os que mais avaliaram a gestão como péssima (20%).
Entrando na segunda metade de seu primeiro mandato, o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), é aprovado por 62,3% dos munícipes e desaprovado por 25,2%. Não souberam responder ou não quiseram opinar representam 12,5%. A maior taxa de aprovação é encontrada na população com mais de 59 anos de idade (77,7%). Munícipes com idade entre 25 e 34 anos são os que mais desaprovam Ratinho Júnior (34,4%). Nas regiões da cidade, a com maior taxa de aprovação é a que agrupa os bairros Cidade Limeira e Rio D’areia (77,7%). A região com maior taxa de desaprovação é a dos bairros Ponte Nova e Navegantes (45%).