A Cáritas Diocesana de União da Vitória e a Associação de Assistência às Pessoas que precisam de Equoterapia no município (AAPPE) foram declaradas de utilidade pública durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, 28.
Ambos os Projetos de Lei Ordinária (nº 24/2021 e nº 25/2021, respectivamente) foram aprovados em primeira discussão.
Cáritas
Na Diocese de União da Vitória a implantação aconteceu no dia 29 de agosto. Nascida no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas é um Organismo ligado a CNBB que promove e realiza trabalhos que visam valorizar a dignidade da vida humana em todos os seus aspectos e fazes.
“Desde a sua fundação, a Cáritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas”, expressa o Site da Cáritas Brasileira, no Menu – Missão (www.caritas.org.br). Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, que na época era Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Internacionalmente a Cáritas está presente nos cinco continentes e tem sua sede em Roma, de onde coordena operações de emergência e propõe políticas para corrigir as desigualdades.
AAPPE
O proprietário do Rancho 2N, Luiz Bassi Netto, usou a tribuna para falar sobre o projeto de Equoterapia que é realizado em União da Vitória.
O Rancho 2N conta com atendimento voltado à pacientes com autismo, síndrome de Down e doenças neurológicas, como paralisia cerebral e outras enfermidades que comprometem os movimentos, exigindo do paciente força muscular, concentração e conscientização sobre o próprio corpo por meio da terapia com os cavalos.
Os tratamentos foram iniciados em 2006, com a missão de promover por meio da aproximação com a cultura equestre novos espaço e significado para o tratamento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Auxílio emergencial
Em primeira discussão e votação, esteve o Projeto de Lei Ordinária nº 29/2021, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 4923, de 20 de maio de 2021, que autoriza a concessão de auxílio emergencial aos permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado, taxistas, por conta dos impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores.
Indicações
O vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), solicitou às secretarias envolvidas que incluam no Programa de Pavimentação Asfáltica, a Rua 22 de abril e a rua Valdomiro Sidol, no bairro Cristo Rei. Seguindo o plano de urbanização da cidade, todas as ruas de bairros que ainda são pavimentadas em terra apresentam diversos problemas à população, sendo necessário o asfaltamento.
Já o vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), pede para que entre inclusão no Programa de Pavimentação Asfáltica a Rua Omar Wolff Coradin, no Bairro Rio da Areia. Justifica que na busca por promover o desenvolvimento urbano em nosso Município, é de suma importância que para tal, seja desenvolvido o asfaltamento na região dos bairros de União da Vitória.
O vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP), solicita também incluir no Programa de Pavimentação Asfáltica a Rua Elkys, no bairro São Basílio Magno.
Também, os vereadores André Cristiano Henik (SDD) e Valdecir José Ratko (DEM), solicitam o fechamento de valetas abertas no entorno da creche municipal CEMEI Eneida Fagundes e Centro Comunitário da Terceira Idade, no Bairro Panorama nesta cidade.
Ainda, solicitaram o fechamento de valetas abertas no entorno do Ginásio Municipal Benedito Albino, no bairro Panorama.
Já o vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), solicita para que estudem a possibilidade e construção de um Parque Infantil no final da Rua Omar Wolff Coradin, no barro Rio da Areia. Justificou a construção de um parque infantil é necessária para atender as crianças daquela região, que não dispõem de lugar específico para suas brincadeiras e famílias.
A Vereadora Alandra Roveda Grando (PL), solicitou ao Deputado estadual Hussein Bakri o repasse no valor de trezentos mil reais com o intuito de ser realizada a construção de um refeitório na Escola Municipal Professora Maridalva de Fátima Palamar, no Bairro São Braz, pois a instituição atende inúmeras crianças, as quais não possuem local apropriado para realizarem suas refeições. O terreno onde a Escola foi construída está em posse do Governo Estadual, sendo que existe espaço suficiente para a construção deste refeitório. Portanto, primando pelo bem-estar, não somente dos alunos, mas sim de toda a comunidade que se faz presente diariamente na Escola, faz-se necessário o atendimento desta demanda.
Moções
Ainda, a sessão contou com um VOTO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES aos Pastores Inácio Fernandes Machado e Elisabete Machado, que estiveram à frente das Igrejas da Assembleia de Deus nos bairros São Luis, Jardim Roseira, Muzollon e Panorama, de 02 de janeiro de 2017 até 11 de junho de 2021. Segundo a moção, “por onde realizaram importante trabalho de união das famílias, pregando a igualdade e paz, deixando por aqui grandes ensinamentos, e levando muitas amizades”.
Também, um VOTO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES para o Policial Militar Rodrigo Daniel de Paula do 3º BPM/ 2ª CIA em Canoinhas, pela ação heroica em União da Vitória.
Segundo a moção, “o policial salvou a vida de uma criança de um ano e sete meses. O Policial Militar de Santa Catarina estava indo a uma farmácia nas proximidades da Avenida Marechal Deodoro, no centro de União da Vitória, quando no caminho cruzou com uma mulher desesperada, gritando com o seu bebê nos braços. A criança estava roxa. Ele percebeu que o bebê estava com as vias respiratórias obstruídas e prontamente prestou os primeiros socorros desobstruindo as vias e imediatamente o levou ao pronto atendimento. Foi constatado que a criança estava com as vias respiratórias trancadas causadas por um giz de cera. O bebê passa bem graças ao ato heroico desse soldado militar que honra sua farda e engrandece a corporação dando orgulho a esses profissionais às vezes tão criticados em nosso país, que ele se torne referência e exemplo a outros profissionais”.
Reunião extraordinária
Também nesta segunda-feira, 28, aconteceu a 7ª Reunião Extraordinária da Câmara de União da Vitória. Os vereadores foram favoráveis ao projeto de Lei Ordinária nº12/2021, que dispõem sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2022. O projeto foi aprovado em primeira discussão e votação.