Definidos os candidatos a governador no Paraná e Santa Catarina

·
Atualizado há 10 anos

eleições-reproducaoO Paraná terá oito candidatos ao governo do estado nas eleições de outubro. Os partidos que vão lançar candidaturas próprias serão o PMDB, PT, PSDB, PSOL, PSTU, PRP, PRTB e PTC. As candidaturas foram confirmadas pelos próprios partidos. As convenções já confirmaram os nomes de Bernardo Pilotto (PSOL), Beto Richa (PSDB), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU), Gleisi Hoffmann (PT) e Túlio Bandeira (PTC). O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tinha uma convenção marcada para sábado, 28, em que era esperado o lançamento de uma candidatura própria. Contudo, desde então não foi confirmado o posicionamento do partido nas eleições.

Santa Catarina

O Partido Social Democrático (PSD) oficializou na noite de segunda-feira, 30, a candidatura de Raimundo Colombo à reeleição para governador nas eleições de outubro próximo. A convenção do partido ocorreu no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Segundo assessores do PSD, Colombo foi escolhido por aclamação. A aliança terá o apoio dos partidos PMDB, PR, PTB, PSC, PSDC, PROS, PV, PRB, PCdoB, PDT, DEM. A indicação de Eduardo Pinho Moreira (PMDB) a vice-governador na chapa de Colombo também foi homologada.

Em convenção, o Partido Progressista (PP) de Santa Catarina decidiu apoiar a candidatura do atual senador Paulo Bauer (PSDB) nas eleições de outubro de 2014. A decisão foi tomada na segunda-feira, 30, em assembleia do partido em Florianópolis. O partido indicou o atual presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Joares Ponticelli, para ser o vice-governador na chapa com Bauer.

O Partido dos Trabalhadores (PT-SC) confirmou na noite de segunda-feira, 30, a candidatura de Claudio Vignatti para o governo de Santa Catarina. A convenção estadual do partido reuniu cerca de 1.500 pessoas, segundo assessoria da legenda. Na ocasião, foi homologada a chapa de 15 candidatos a deputado federal e 31 estaduais.

Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) de Santa Catarina confirmou a candidatura de Gilmar Salgado nas eleições de outubro de 2014. A candidata a vice-governadora será a também docente Cintia dos Santos.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Santa Catarina confirmou a candidatura própria ao governo do estado. Em convenção realizada em Criciúma, no sul catarinense, no domingo, 29, o nome de Marlene Soccas foi apresentado como candidata à governadora. O Partido Republicano Progressista (PRP) de Santa Catarina decidiu apoiar a candidatura de Elpídio Neves nas eleições de outubro de 2014. A resolução de apoiar o candidato foi unânime.

O Partido Popular Socialista (PPS) de Santa Catarina decidiu apoiar a candidatura do atual senador Paulo Bauer (PSDB) nas eleições de outubro de 2014. A decisão foi tomada na segunda-feira em assembleia do partido em Florianópolis. Com essa determinação, o grupo político seguiu uma resolução do PPS nacional.