Depois do recesso, câmara retoma com as sessões

·
Atualizado há 3 anos

Depois do recesso, ao vereadores de União da Vitória voltaram a se reunir para mais uma sessão ordinária.

(Fotos: Assessoria Câmara)

Entre os destaques da noite, matérias oriundas do executivo.

Nesta segunda, não haviam inscritos para usar a tribuna.

Projeto de Lei que concede subsídios ao sistema de transporte coletivo público de União da Vitória, devido a perda de usuários decorrente da pandemia.

Ainda do executivo, projeto que dispõem de crédito adicional suplementar para o poder legislativo, com recursos provenientes de anulação de dotação.

Projeto de lei autorizando o município a reverter imóvel do patrimônio municipal. Outro projeto que autoriza o município a firmar convenio de cooperação técnica com Porto União.


Matéria do Legislativo

Projeto de Lei Ordinária que denomina de Miguel Lúcio, a rua Projetada no bairro Ouro Verde. Outro que institui o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho como ajuda para as mulheres, vítimas da violência doméstica ou familiar.

Um pedido para mudanças no nome da praça do “Meu Campinho” localizada no Conjunto Horst Waldraff.


Indicações

Inclusão no programa de pavimentação asfáltica a Rua Vitória Fernandes, no Bairro São Bernardo, além da Rua Joaquim Távora, também no bairro São Bernardo. Além da rua Rigoleto Conti Souza no Bairro Nossa Senhora da Salete, e rua Alcebíades Tavares, no Bairro Lagoa Dourada.

Instalação de lombada ou redutor de velocidade, na rua Mariano Osvaldo Polsin, no Bairro Nossa Senhora da Salete.

Instalação de um ponto de ônibus na rua Eroclito Tesseroli, esquina com a Rua Antônio Felix
Coradin, no Bairro Ouro Verde.

Melhorias na rua Eduardo de Carvalho e em suas entradas sem saída no Bairro Rio da Areia.

Instalação de uma luminária e troca de lâmpadas na rua Balduíno Bohrer esquina com a Av. Marechal Deodoro.


Ordem do Dia

Foi aprovado em primeira discussão o projeto que cria o Dia Municipal da Conscientização da Síndrome de Down no calendário oficial de eventos de União da Vitória.

Primeira discussão do projeto que denomina de Salete Corradin Corrêa, o meu campinho localizado no Conjunto Horst Waldraff.

Primeira discussão do projeto que autoriza o Companhia de Desenvolvimento e Habitação – Ciahab a doar lotes urbanos.

Primeira discussão do projeto que altera a composição do Conselho de Gestor de União da Vitória.


Requerimentos

Um pedido para a 4.ª Promotoria de Justiça de União da Vitória, solicitando cópias dos
procedimentos instaurados no ano de 2019 que visam a apuração da ocupação do terreno localizado atrás do antigo Shopping Vale das Cachoeiras, onde foi construído um estacionamento em terras
pertencentes ao Governo Federal.

Informações do cemitério municipal de União da Vitória, no sentido de apresentar os registros dos titulares dos jazigos, qual a forma de aquisição ou regularidade dos títulos de aquisição, quais jazigos estão abandonados, número de vagas disponíveis, relatório de taxas e valores recebidos e demais informações sobre o atual estado de conservação do bem público.


Moções

Um voto de aplausos para os Policiais Militares Guilherme Diesel e Juari Graefling, do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, durante o apoio à Prefeitura durante uma ocorrência no Conjunto Horst Waldraff onde uma residência estava em chamas. Rapidamente, os policiais avistaram o incêndio da casa localizada na Rua Bóris Ivan Prechlhak, e verificaram se havia pessoas no interior da casa, que já
estava com as chamas altas. Após constatarem que não havia ninguém dentro da residência, iniciaram o combate as chamas. Com ajuda de moradores, os dois soldados começaram a retirar materiais de fácil
combustão e utilizando de baldes de água, conseguiram controlar o fogo. Com a atuação dos policiais e dos moradores, em poucos minutos foi possível apagar o fogo. Ninguém ficou ferido.

Um voto de aplausos da equipe “Destroyers”, do Colégio Sesi, de União da Vitória, equipe campeã do
do Torneio de Robótica temporada 2020/2021.


Extraordinária

No final, uma sessão extraordinária também aconteceu para a votação do projeto que concede auxílio a trabalhadores do transporte. Três vereadores votaram contra.

Na próxima segunda, 9, o projeto segue para segunda discussão.