ELEIÇÕES 2016: Candidatas a vereadora se reúnem para apresentação de propostas

Elas terão, ainda, a companhia dos candidatos à prefeitura Santin e Thyago. Ideia é firmar compromisso entre o movimento e a próxima Administração

·
Atualizado há 8 anos

As candidatas ao Legislativo de União da Vitória foram convidadas pelo Fórum de Políticas para Mulheres do Vale do Iguaçu, que é composto por instituições públicas e privadas, coletivos, movimentos sociais e sindicais do Vale, para apresentarem suas ideias e propostas nesta sexta-feira, 22. Na ocasião, os candidatos à prefeitura de União da Vitória, Santin Roveda (PR) e Thyago Pigatto Caus (PSC) também irão apresentar seus planos de governo. A ideia, conforme uma das organizadoras do encontro, Thays Bieberbach, é firmar e cobrar um compromisso do Poder Público com o Fórum na próxima Administração. “Escrevemos um projeto que precisa sair do papel, queremos apresentar ele para a sociedade”, fala.

Ainda conforme Thays, o encontro pretende dar voz as mulheres que são candidatas a vereadoras na cidade. “Uma vez que compreendemos a importância da representatividade feminina em todos os setores”, argumenta.

Além de firmar a responsabilidade do Poder Público com políticas públicas para mulheres, para superar a realidade local que coloca União da Vitória como uma das cidades mais violentas do Estado do Paraná para mulheres, conforme o ranking do Mapa da Violência.

Conforme a organização, o convite – protocolado nos comitês – foi feito a todas as vereadoras. O pedido foi para que cada coligação da proporcional indicasse uma candidata para participar do evento. Com isso a conta fechou em oito candidatas. Três da coligação de Thyago, quatro da coligação de Santin e uma do PT (Partido dos Trabalhadores) que saiu em coligação independente para vereador.

Conforme Jéssica Kukul, também organizadora do encontro, as falas das candidatas serão divididas num formato bem dinâmico “onde todas tenham vez e voz”. As candidatas convidadas terão entre 5 a 7 minutos para explanarem sobre a importância das políticas públicas para as mulheres. Já os candidatos à prefeito, terão em torno de 15 minutos de apresentação.

Logo após as falas, representantes do Fórum irão realizar a leitura do Projeto de Políticas para Mulheres, desenvolvido pelo grupo e, então, a plateia poderá fazer perguntas aos candidatos. “Gostaríamos que eles não só apresentassem propostas, mas que se comprometessem com o Projeto já desenvolvido pelo Fórum, que abrange a prevenção, a identificação, atendimento e pós-atendimento de mulheres em situação de violência, bem como outros pontos importantes para as mulheres de nossa cidade”, pede Jéssica.

Para as organizadoras esse tipo de evento além de dar visibilidade para as mulheres na política, é uma oportunidade que as mulheres de União da Vitória possam questionar seus candidatos sobre assuntos como Segurança, Saúde, Trabalho e Educação para a mulher. “Geralmente vemos as candidatas sendo excluídas ou invisibilizadas durante as campanhas e acreditamos que lugar de mulher é na política também. E com eventos assim, podemos dar visibilidade para as mulheres que querem nos representar na Câmara. Até porque em 126 anos de União da Vitória, apenas uma vereadora foi eleita em nossa cidade, no ano de 2009”, afirma Jéssica.

Até o encerramento desta edição, segundo a organização do evento, o candidato Santin Roveda (PR) e as candidatas a vereadora da coligação não haviam confirmado presença. No entanto, segundo a organização, os convites protocolados nos comitês foram assinados.

Acompanhe

Quando: amanhã

Horário: 19h30

Onde: Auditório da Fundação de Cultura de União da Vitória, em cima da Estação União.