Os candidatos à prefeitura de União da Vitória, Santin Roveda (PR) e Thyago Pigatto Caus (PSC) se enfrentaram pela primeira vez na noite de quarta-feira, 14. O debate previsto para começar às 19h30 no Cine Ópera atrasou meia hora, mas seguiu nos moldes que a Universidade do Contestado (UnC) de Porto União já havia planejado. Foi uma hora e meia de debate e durante os cinco blocos nenhum assessor jurídico dos candidatos, muito menos da Instituição, que estava com o mediador Eduardo Molla, professor e coordenador do Curso de Direito do campus de Concórdia, foram acionados.
Para quem assistiu o confronto foi bem pacífico. Os limites de tempo foram respeitados pelos dois candidatos, mas o formato escolhido pela Instituição engessou, de certa forma, um embate mais firme. Contudo, no que foi proposto, tudo correu muito bem.
Talvez os blocos mais esperados fossem os três últimos. Neles os candidatos responderam as questões da plateia, tiveram um embate mais pessoal e fizeram suas considerações finais. Nos modelos de discurso, nada muito distante daquilo proposto já no horário eleitoral. Enxugamento de cargos comissionados, prioridades para a Saúde e Educação, e uma gestão voltada para a Geração de Emprego e Renda.
O público, aliás, deu show à parte. As regras eram bem claras: estava proibida qualquer manifestação a favor ou contra aos candidatos. E quem fosse pego entregando material de campanha, usando camisetas, bótons ou vaiando, seria retirado do Cine Ópera, o que não aconteceu. Contudo, no final do quinto bloco, o que estava preso na garganta da plateia foi, finalmente, extravasado. Os candidatos Santin e Thyago apertaram as mãos e se abraçaram ao som dos seus nomes que eram ovacionados pelo público.
Estreia
Além dos candidatos a estreia no debate também foi do Portal Vvale. A estrutura montada pelo Grupo Verde Vale de Comunicação, com a parceria da Girafa Comunicação Interativa e Skill, foi novidade na cobertura eleitoral da região. Com a plataforma online do Portal o debate foi transmitido para vários cantos do País e além da terrinha também. Além de Paraná e Santa Catarina, vários estados brasileiros acompanharam a transmissão simultaneamente. Fora daqui, na Inglaterra, Estados Unidos, França e Alemanha também tinha público acompanhando. Conforme dados do Portal mais de 400 pontos online acompanharam simultaneamente a transmissão. Já finalizado o debate a gravação teve mais de 3 mil acessos – e contando – na página do Youtube.