ELEIÇÕES 2016: Faltam poucos dias para prazo final das convenções

Discussão em torno de candidaturas fica mais densa no final da pré-campanha

·
Atualizado há 8 anos

O último prazo para o fechamento das convenções que vão escolher os candidatos a prefeito, vice e vereadores, termina na próxima sexta-feira, 5 de agosto. Ontem foi, segundo o calendário eleitoral, o último dia para a divulgação dos editais de convocação dos partidos. As siglas que não publicaram seus editais ontem, nos jornais, desobedeceram ao cronograma do TSE e podem não conseguir registrar seus candidatos.

As discussões em torno dos candidatos à prefeito afunilaram em União da Vitória e Porto União. Faltando uma semana para o fim dos prazos das convenções, O Comércio apresenta as últimas projeções. Nenhum partido ou coligação confirmou nomes para candidaturas à vice, o que deve acontecer de maneira oficial somente no último dia das convenções.

União da Vitória

politica-uniaodavitoria-prefeito
Antônio Alexandre Moreira, Thyago Pigatto Caus, Santin Roveda e Bachir Abbas

PMDB

O partido já definiu o nome que será submetido à convenção partidária. Trata-se do empresário Antônio Alexandre Moreira. De acordo com as informações o partido bateu o martelo na noite de segunda-feira, 25. O nome do vice deve ser indicado pelo PV e pode ser do professor universitário Clodoaldo Gotz ou ainda do empresário Douglas Edivan Sonnenstrahl.

PSC

O partido com o apoio de aproximadamente dez siglas já definiu que vai propor na convenção o nome do advogado e coordenador político do deputado Hussein Bakri (PSD), Thyago Pigatto Caus. Nenhum candidato à vice foi apontado. O partido ainda trabalha para ter um vice de outro partido. Segundo o PSC o partido vai coligar na proporcional (vereadores) para tentar eleger um número considerável de vereadores para a base de apoio.

PSDB

O nome do partido é do empresário do ramo imobiliário Bachir Abbas. O que se trabalha é em uma candidatura de envolvendo outro empresário: Santin Roveda (PR). Apesar de bastante densa a discussão, o consenso está longe de ser alcançado. Bachir tem a vantagem de ser do partido do governador Beto Richa e do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

PR

O empresário e filho do ex-deputado Airton Roveda trabalha forte pela confirmação de sua candidatura nas convenções. Santin Roveda confirma negociações com Bachir Abbas. Falta ainda confirmar quem será o “cabeça de chapa”. Em caso de falta de acerto entre os grupos, podem haver duas candidaturas distintas, ou seja, do PSDB e do PR separadamente.

Porto União

politica-portouniao-prefeito
Renato Stasiak, Percy Storck e Eliseu Mibach

PMDB

Com a logística pronta, o PMDB quer referendar o nome do contabilista e ex-prefeito Renato Stasiak. Há uma briga doméstica para definir a vice, entre o empresário Erico Rosenscheg e o atual vice-prefeito Aloísio Salvatti, com boa tendência para Rosenscheg. Mas o PMDB estuda a viabilidade de oferecer a vice para um dos partidos que farão parte da coligação majoritária.

PSDB

O ex-prefeito Eliseu Mibach tem o caminho “pavimentado” para ser o candidato tucano à sucessão do prefeito Anízio de Souza (PT). Mibach tem duas opções: sai com chapa pura ou oferece a vice para o empresário Percy Storck (PSD). Ainda no campo das coligações pode oferecer a vice para outro partido que venha somar na coligação. Mibach foi prefeito de Porto União e é a maior liderança de oposição ao PMDB na atualidade.

PSD

O empresário Percy Storck, que está estreando na política, pode ser o vice na chapa encabeçada por Eliseu Mibach ou até mesmo se aventurar em uma chapa pura. Segundo o PSD, o partido tem chapa proporcional completa e até outros nomes para a vice de Storck. No entanto, a tendência é o alinhamento com Mibach. Qualquer que seja a alternativa, Percy é a única novidade no processo eleitoral de Porto União.