ELEIÇÕES 2016: R$ 16 milhões foram doados por beneficiários do Bolsa Família

·
Atualizado há 8 anos

Dados do cadastro de beneficiários de programas sociais do Governo Federal e do sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral identificaram que quase 16 milhões de reais foram doados a candidatos e partidos políticos nas eleições deste ano, por beneficiários do Bolsa Família.

O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de um bilhão de reais e, de acordo com os dados, pelo menos 16 mil beneficiários do programa social aparecem como doadores. Para o cargo de vereador, os cadastrados no Bolsa Família doaram, em todo país, mais de 12 milhões de reais.

Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma mais de três milhões de reais. Também foram verificadas doações a partidos políticos em aproximadamente 204 mil reais. O maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi 67 mil reais. Uma parceria entre o TSE e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) permitiu o cruzamento desses dados, possibilitando que o TSE investigue indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, tudo indica que pode haver fraude.