No Paraná, a participação de mulheres como candidatas pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) nas eleições municipais, em relação aos homens, supera os 46%. De acordo com o levantamento feito com as informações sobre a divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo, são 118 mulheres disputam cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora pelo Partido da Mulher.
Para o presidente estadual do PMB, Alisson Wandscheer esses dados revelam que o partido está cumprindo seu propósito. “Com menos de um ano de atuação no estado, já atingimos mais de 46% de participação das mulheres com candidaturas registradas nas eleições municipais. Isso comprova que aqui no Paraná, o PMB está cumprindo o objetivo para que veio: promover a participação feminina na política. Somos um partido que privilegia as mulheres, a maioria dos nossos filiados e presidentes dos diretórios municipais é mulher”, destaca.
Concorrendo a prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, Preta Manfroi defende que com inovação na política, na forma de fazer a boa política e com maior participação feminina será possível promover as ações que realmente precisam ser feitas nos municípios. “Sou iniciante na política, mas tenho determinação para trabalhar com transparência e competência pela boa política e pelos projetos que realmente possam trazer os benefícios e os direitos que a população tem”, destaca a candidata.
PMB no PR
Conforme os dados do TSE, o PMB tem 252 candidaturas em 77 municípios paraenses. Pelo partido, estão registradas duas candidaturas a prefeito, quatro para vice-prefeito e 246 para vereador. Entre as mulheres o levantamento aponta uma candidata a prefeita, uma para vice-prefeita e 116 para vereadora. Dos 246 candidatos que estão disputando vagas nos legislativos municipais, 10 já são vereadores e estão buscando a reeleição.