Os postulantes ao cargo de prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT), Almires Bughay (PTC), Sigley Narcizo (PROS) e Nelson Pedroso (PDT), participaram na noite de hoje, 10, do debate organizado pela Universidade do Contestado (UnC), com transmissão ao vivo pela CBN Vale do Iguaçu.
Bachir Abbas (PP) não compareceu, porém enviou ofício alegando outros compromissos para a data.
O evento aconteceu no auditório da Instituição, com número reduzido de público, com respeito aos protocolos para enfrentamento da Covid-19. Ainda, o debate seguiu as determinações da legislação eleitoral, com as atas devidamente protocoladas no Cartório Eleitoral.
Conforme a diretora do Campus de Porto União, Ana Claudia Flenik, o debate eleitoral é o momento oportuno para que o eleitor possa conhecer melhor as propostas e projetos de governo e decidir pelo melhor candidato.
Debate
Inicialmente, cada candidato teve dois minutos para sua autoapresentação, em ordem definida por sorteio. O primeiro bloco foi composto por perguntas de tema livre. Já no segundo bloco, os candidatos responderam questões elaboradas pelos alunos da Universidade do Contestado e, que foram sorteadas. O terceiro bloco contou com perguntas livres sobre temas sorteados. Por fim, o quarto bloco foi composto pelas considerações finais dos participantes, com tranquilidade e sem artilharia de chumbo pesado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Almires Bughay Filho (PTC)
“Infelizmente aqui em União da Vitória e na região os partidos já tinham donos”
“Quero agradecer a UnC por esta oportunidade, porque o partido PTC não tem horário de televisão e rádio gratuito. A nossa representatividade do PTC é pequena e não temos essa gratuita; começa por aí a democracia que tanto queremos e que infelizmente ela não acontece. Mas tudo bem. Obrigada UnC por essa oportunidade em estarmos aqui levando até vocês as nossas ideias e as nossas vontades. Quero dizer que o partido PTC, é o partido que nos deu a garantia de poder hoje ser a opção e de voto para vocês. Não foi fácil. Perdermos vários partidos em que nós estávamos, porque infelizmente aqui em União da Vitória e na região os partidos já tinham donos. Em qualquer outro partido que eu pudesse ter saído eu não candidato a seria prefeito; só aí já temos a nossa primeira vitória, de ser opção”.
Nelson Pedroso (PDT)
“Discurso da renovação de forma vazia é o mesmo que a gente sair da frigideira quente e cair direto no fogo”
“Primeiramente eu agradeço o espaço neste importante debate, pena que nem todos pensam assim. União da Vitória, essa é uma oportunidade de você conhecer as cinco possibilidades que estão concorrendo a esse pleito. É uma pena, porque não é um desrespeito com os quatro candidatos que estão aqui, mas um desrespeito contigo eleitor, com a falta de um deles. Vou aqui ser extremamente propositivo nessas considerações finais: porque o discurso da mudança? O discurso da renovação de forma vazia é o mesmo que a gente sair da frigideira quente e cair direto no fogo; nós precisamos mudar sim. Porque isso é o que nós mais escutamos aqui na nossa cidade, que há mais de 30 anos dois grupos se revezam no poder e nós precisamos mudar. Mas uma mudança com capacidade técnica e administrativa, e esse é o PDT”.
Sigley Narcizo (PROS)
“Melhor mudança e renovação em União da Vitória é o 90, é a onda bordô”
“Primeiramente quero agradecer essa oportunidade em estarmos aqui hoje, assim como nossos colegas candidatos e com respeito aos três, o Pedro, o Nelson e o Almires. Mas teve aqui o desrespeito com a população de um candidato faltar. Então eu aqui coloco que para a melhor mudança e renovação em União da Vitória é o 90, é a onda bordô. Sabe porquê? Em 130 anos sempre fomos administrados por homens e nunca tivemos uma mulher na administração. Não é apenas por ser mulher, é por ser competente, ter experiência na prática, porque sou dona de casa. Assim como Margaret Thatcher coloca: quem tem condições de cuidar de uma casa, tem condições sim de cuidar de uma País, de uma cidade”.
Pedro Ivo Ilkiv (PT)
“Na minha história, eu carrego muitas coisas que me dão muito orgulho”
“Eu poderia fazer um discurso romântico e emocionado e prometer um monte de coisas. Mas acho que é importante conhecer um pouco da história de cada candidato, o que já fez. Na minha história, eu carrego muitas coisas que me dão muito orgulho: a vinda da escola técnica federal. Que só está em União da Vitória porque eu travei está luta e consegui trazer; Casa Familiar, uma luta minha, consegui uma emenda com o Deputado Assis, construímos, inauguramos, equipamentos, enfim, hoje está funcionando; 640 casas populares, mas no meu contexto todo são 740 casas, na minha gestão já realoquei famílias que estavam embaixo da torre do João Paulo e construir casas com recursos próprios, além de tira-los da beira do rio; construí seis postos e mais a UPA 24 horas e isso em apenas quatro anos de gestão. Contamos com a participação de todos para que possamos dar continuidade à outros projetos”