O dia 15 de novembro de 2020, não marca somente a Proclamação da República. Registra também o dia em que os municípios brasileiros escolherão – para os próximos quatro anos – os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Porto União, de acordo com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano são 25.510 eleitores. Já em União da Vitória, possui, 38.848 eleitores.
Na última edição do Jornal O Comércio antes das Eleições, elaboramos cinco perguntas e enviamos para todos os postulantes do cargo para prefeito. Nosso objetivo é dar subsidio – com base nas respostas dos candidatos – para o eleitor decidir.
As perguntas foram enviadas todas no mesmo dia, por aplicativo de celular. Todos tiveram o mesmo prazo de envio do retorno, assim como o mesmo espaço para as respostas.
CANDIDATO: Bachir Abbas (PP) – Coligação União da Vitória Segue em frente
1. Por que o senhor acredita que o eleitor deve votar em sua candidatura?
BACHIR ABBAS: Entendo estar preparado para assumir o cargo de Prefeito de União da Vitória, tanto na vida profissional como na vida pública. Sou formado em administração de empresas e economia, sendo conhecedor do funcionamento da máquina pública. Nesta gestão sou o vice-prefeito, cargo este que me possibilitou conhecer ainda mais de perto as mazelas e necessidades da população. Tenho projetos importantes para o desenvolvimento de nossa cidade, mas especialmente, quero cuidar das pessoas que aqui moram.
2. Quais são os principais desafios que o senhor projeta enfrentar no caso de ser eleito?
BACHIR ABBAS: O principal desafio será a retomada pós pandemia. Tanto na geração de emprego e renda, quanto na saúde mental de toda população. Quero ter um cuidado especial no que se refere ao retorno das aulas, tendo como principal foco o cuidado com a vida.
3. Quais suas principais propostas para resolver os problemas que vê no município?
BACHIR ABBAS: Em primeiro lugar, a aquisição de uma área industrial estruturada para gerar emprego e renda para a população. Queremos também investir muito na inovação tecnológica. Temos o projeto chamado “União na Palma da Mão”, que facilitará muito a vida do cidadão e o seu acesso ao poder público municipal. Poderá o cidadão, por exemplo, através deste aplicativo, agendar consultas médicas, solicitar alvarás, fazer reivindicações e, o mais importante, acompanhar em tempo real, onde ele estiver, as despesas e receitas do município.
4. Como o senhor pretende buscar auxílio nos governos estadual e federal para administrar o município?
BACHIR ABBAS: Tenho ótimo relacionamento com os deputados estaduais Hussein Bakri, Emerson Bacil e Alexandre Cury, os quais certamente não se furtarão em atender as demandas do município. Com o Governador Carlos Massa Ratinho Jr, uma relação de proximidade, o que possibilitará o atendimento de todas as demandas do nosso município. Na esfera Federal, contamos com o apoio do líder do Governo Bolsonaro, com quem igualmente temos um diálogo aberto, já tendo garantido que as portas do Governo Federal estarão abertas ao Município.
5. A pandemia projeta um horizonte complexo para as finanças municipais, o que o senhor fará para gerar emprego, renda e desenvolvimento?
BACHIR ABBAS: Investiremos forte na geração de emprego e renda, em primeiro lugar, estruturando a cidade para receber investimentos. Nestes quatro anos preparamos a cidade com uma nova ponte que integrará, definitivamente, o centro ao Distrito de São Cristóvão. Pesquisas apontam que, em razão da pandemia, as pessoas não querem mais viajar longas distâncias e vão priorizar o turismo regional. Temos inúmeras belezas naturais e vamos aproveitá-las da melhor forma possível para atrair estes turistas.