A Câmara Municipal de Vereadores de Porto União contará com quatro reeleitos para a legislatura 2021-2024, dois que retornam à Casa de Leis, um então suplente agora com mandato e quatro novatos. O resultado foi divulgado na noite de domingo, 15, pelo Cartório Eleitoral do município, por volta das 22 horas e, consolidado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O PSDB, sigla do prefeito reeleito Eliseu Mibach, terá a maior bancada na Câmara, com cinco vereadores. Também foram eleitos representantes do MDB (1), DEM (1), PL (1), PSD (2) e PSC (1).
Porto União registrou 101 candidaturas nas eleições de 2016, contra 128 neste ano. Neste pleito, foram quatro candidatos à Prefeito, quatro à vice e 120 para uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Além disso, 19.777 candidatos colocaram seus nomes à disposição do eleitorado para entrar nas câmaras municipais de vereadores em todo Estado Catarinense, crescimento de 21,36% com base na última eleição municipal. O total de vagas no estado é de 2.890. Dos candidatos, 33,9% são mulheres e 66,1 homens.
// BOX 1
O que pode ser cobrado dos eleitos
O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos.
// BOX 2
Significado da palavra
Vereador vem do verbo verear, isto é, zelar e vigiar pelo bem-estar da comunidade. O vereador zela pelo bem da comunidade, representando os interesses do povo em suas funções legislativas e fiscalizadoras.
// BOX 3
– Quantidade de vereadores: Cada câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.
– Salário, como se dá: O salário dos vereadores segue a mesma lógica, ou seja, em cidades pequenas, de até dez mil pessoas, os salários devem ser no máximo 20% do salário de um deputado estadual daquele estado. O percentual aumenta de acordo com o número de habitantes, até chegar a 75%, no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes.
Confira o perfil dos vereadores seguindo a ordem dos mais votados
ALCEU JUNG “BRASA” – (PSDB) – 904 VOTOS
O MAIS VOTADO
Alceu Jung, ou simplesmente “Brasa”, foi o vereador mais votado neste pleito. Nascido em 20 de novembro de 1956, em Ibicaré (SC), cresceu e desenvolveu laços no meio rural até os 16 anos. Tempo depois, serviu o exército em Porto União por dois anos e meio. Mais tarde, Alceu iniciou sua família quando morou na catarinense Salto Veloso, onde se casou. Lá, trabalhou em uma fábrica e, em 1980 retornou à Porto União. Trabalhou por mais de 30 anos como gerente de produção na Esquadrias Schwegler. Após a aposentadoria, “Brasa” dedicou o seu tempo para obras de filantropia, em associações e igrejas, e destacou o trabalho junto a diretoria do tradicional Clube Aliança de Porto União. Na atual administração, esteve à frente da secretaria de agricultura por um ano e seis meses. Também foi vereador no mandato 2012-2016, não conseguindo a reeleição no pleito seguinte. “Ganhar voto não é muito fácil. É cada vereador por si só. Fiquei muito feliz e surpreso com o número de votos”. A maioria dos votos obtidos vieram do interior de Porto União, o que segundo ele, consolida seu trabalho feito pelas comunidades”
PAULO KOWALSKI (PSDB) – 728 VOTOS
RUMO AO TERCEIRO MANDATO
Paulo, 65 anos é comerciante. Natural de Porto União, chega para o seu terceiro mandato na Câmara de Vereadores, tendo exercido importantes funções em diversas comissões junto a Casa de Leis, além de presidir o legislativo em 2013. “Conseguimos! Obrigado a todos pelo apoio nessa caminhada. Vamos continuar com o mesmo esforço e dedicação, melhorando ainda mais para que o desenvolvimento da nossa querida cidade não pare”.
ALMIR BORINI (DEM) – 669 VOTOS
DE VOLTA À CÂMARA
Nascido em 30 de setembro de 1960, em Porto União, Almir Borini retorna a Câmara de Vereadores. Já exerceu a função há duas legislaturas atrás. É administrador de empresas, foi agricultor até ingressar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde trabalha atualmente. “Quero agradecer a toda minha família pelo apoio que recebi durante a campanha, além de apoiadores que conseguimos conquistar ao longo dessa caminhada”.
WALBERT DE PAULA E SOUZA (PL) – 662 VOTOS
ESTREANTE
Líder de diversos movimentos democráticos no Vale do Iguaçu, o oftalmologista Walbert chega pela primeira vez a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de sua cidade natal. Nascido em 26 de fevereiro de 1965, é casado com a também oftalmologista, Jucélia de Oliveira Carvalho de Paula e Souza. Durante a sua campanha, afirmou que abriria mão do seu salário como vereador, caso fosse eleito. “Agradeço os votos daqueles que confiaram nas ideias que foram apresentadas. Esses votos não foram somente no meu nome; eles foram em um time”.
GILDO MASSELAI (PSDB) – 602 VOTOS
CRÍTICO ENTRE OS EDIS
Possui 30 anos de atuação na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); ingressou na política em 2008, sendo o segundo vereador mais votado; foi reeleito em 2012 e em 2016, também como o mais votado em ambos os pleitos; apresentou mais de 20 projetos de lei e contabilizou mais de 300 pronunciamentos na tribuna da câmara. Gildo nasceu em 28 de outubro de 1963, em Ituporanga (SC), e é conhecido na região da Amplanorte e também por seus colegas de bancada, pelo tom crítico em seus posicionamentos.
LUIZ ALBERTO PASQUALIN (PSDB) – 600 VOTOS
MAIS EXPERIENTE DA CASA
Luiz Alberto chega ao seu oitavo mandato como vereador. Nascido em 22 de maio de 1954, em Herval D’Oeste (SC), iniciou a sua atuação política em 1972, em grêmios estudantis já no Colégio Cid Gonzaga em Porto União. Apadrinhado pelo político já falecido Vitor Buch Filho, lançou-se pela primeira vez candidato a vereador em 1982, sendo eleito aos 26 anos de idade. A partir daí não parou mais. Foi na vida política que Pasqualin consolidou o seu nome. Foram dez eleições, sendo eleito em oito delas, não logrando êxito em uma tentativa de reeleição ao legislativo e uma para o executivo. “A política está no meu sangue. Em todos esses anos sempre tive o apoio incondicional da minha família, sendo a minha esposa Ionara, filhos Juliana e Luís Eduardo e, agora dos netos, Davi e João Pedro”.
FERNANDO BARULHO (PSDB) – 544 VOTOS
MILITANTE NO ESPORTE
Natural de União da Vitória, Fernando Barulho é um militante na pasta do esporte no Vale do Iguaçu, e também na região. Nascido em 17 de outubro de 1979, Fernando é proprietário de uma revenda de carros em Porto União. Já exerceu a função de suplente de vereador no município e é conhecido por patrocinar equipes e competições por meio da sua empresa. “Quero agradecer primeiramente a Deus por essa conquista. A todos que estiveram comigo durante a caminhada o meu mais sincero agradecimento! ”.
NEILOR GRABOVSKI (MDB) – 347 VOTOS
TAMBÉM MILITA NO ESPORTE
Vereador de segundo mandato, Neilor já teve experiência como primeiro secretário e ocupou a presidência das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Educação. Nascido em 2 de abril de 1972 em Porto União, é casado com Leocadia Glaza Grabovski e tem dois filhos. Também é incentivador do esporte local, desempenhando a função de árbitro de basquete. É presidente do diretório municipal do MDB. “Mais um mandato para continuarmos fazendo a diferença em Porto União. Quero agradecer a cada um de vocês que confiaram os seus votos no meu trabalho”.
VANESSA WITIUK FERREIRA (PSD) – 306 VOTOS
CAUSA ANIMAL
A vereadora eleita e militante da causa animal, Vanessa deixou claro que entre os seus compromissos na Câmara Municipal estão os bichinhos de Porto União. Natural da paranaense União da Vitória, tem 28 anos, e gosta de se comunicar. Já estudou Educação Física na Uniguaçu Centro Universitário Vale do Iguaçu e estudou Comunicação Social – Jornalismo no Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv. Atualmente, estuda Medicina Veterinária na Uniguaçu. Trabalhou é conhecida pelo trabalho realizada em uma academia em União da Vitória. “A responsabilidade é grande, não vai ser fácil, mas eu sempre gostei de superar obstáculos e me fortalecer ainda mais. Por uma política com respeito e dignidade a população e aos animais! ”
MIGUEL VON (PSD) – 279 VOTOS
O MAIS NOVO NA CASA
Miguel tem 31 anos e é natural de Porto União. Cara nova na Câmara de Vereadores carrega o histórico de envolvimento em causas sociais. Sua ocupação declarada a justiça eleitoral é vendedor pracista, representante de vendas e caixeiro-viajante. “Agora é hora de agradecer. “Cada voto depositado em mim juntos faremos uma Porto União ainda melhor”.
ENFERMEIRA ELIANE (PSC) – 256 VOTOS
PELA PARTICIPAÇÃO POPULAR
Eliane Aparecida dos Santos, é natural de Porto União e tem 44 anos. É casada com Marcos Colla que concorreu ao cargo de prefeito pelo Partido Liberal, com quem tem quatro filhos. É formada em Enfermagem, com especialização em Gestão em Saúde e Estratégia em Saúde da Família. “Represento uma parcela da população que clama mudança. Assumo esse desafio porquê quero ser a voz do povo, para ajudar em suas necessidades e fazer valer a participação popular”.