Expectativa se repete para mais um pleito eleitoral.
As eleições municipais no Brasil ocorrerão neste ano em 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do País. Até lá, os preparativos se concentram nas convenções.
De acordo com o advogado Guilherme Gonçalves, especialista em direito eleitoral, o prazo começou a contar da segunda-feira, 31, e vai até 16 de setembro.
“Em razão da pandemia, se os partidos quiserem, as convenções poderão ser virtuais. Os partidos terão essa autorização”, lembra.
O advogado sugere que a tradicional festa da democracia será impactada pelas mudanças ditadas pelo contexto do distanciamento social.
“Jjingles, auditórios lotados, familiares e correligionários estampando suas preferências entre os candidatos do partido. Esse foi o cenário da maioria das convenções partidárias dos últimos anos no Brasil, mas isso, antes da pandemia do coronavírus”.
Nas próximas semanas, os partidos políticos irão formular a lista oficial de candidatos.
O Tribunal Superior Eleitoral determina que as legendas garantam a ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
Vale do Iguaçu
De acordo com a série de entrevistas que contou com a participação dos presidentes dos partidos políticos do Vale do Iguaçu, realizada pela CBN Vale do Iguaçu, de 17 de agosto a 1º de setembro, as siglas estão optando pelo processo presencial, porém sem aglomeração e com a obrigatoriedade do uso de máscaras. Segundo os representantes dos partidos, não haverá solenidade e nem discurso de motivação para os filiados.
Registros
A Justiça Eleitoral estima que receberá cerca de 500 mil registros de candidaturas para as disputas pelos cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores envolvendo os municípios brasileiros, nesta eleição.
De acordo com Guilherme, uma novidade nesta eleição será a impossibilidade de coligação para as chapas de vereador. Cada partido terá que preencher a nominata com seus filiados. Uma observação importante é lembrar da cota de gênero, sendo pelo menos 30%.
Para prefeito e vice está permitida a coligação, ou seja, um de um partido e outro, de outro.
Pelas redes sociais …
De acordo com o especialista, os candidatos que não estiverem nas redes sociais, muito provavelmente serão prejudicados nessas eleições.