Justiça Eleitoral, segurança e infraestrutura preparadas para eleições 2022

·
Atualizado há 2 anos

“Está tudo pronto para as eleições neste domingo (2)”, afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, após o final da última reunião de alinhamento do Gabinete de Pronta Resposta (GPR) para as Eleições 2022, realizada nesta quarta-feira (28), na sede da Justiça Eleitoral. O GPR reúne grupos de inteligência, segurança e infraestrutura para, em conjunto, promoverem a segurança, a transparência e a lisura de todas as etapas do processo eleitoral.

De acordo com o presidente do TRE-SC, o gabinete foi montado para que se alguma coisa aconteça no dia das eleições todas as entidades públicas e privadas que atuam para sua realização estejam pontuadas e localizadas junto à Justiça Eleitoral. “Todos os acontecimentos passarão por este grupo, que filtrará as informações e procurará uma solução de imediato.”

No caso de faltar luz, a Celesc estará preparada para atuar e destacou que todas as urnas eletrônicas contam com bateria que possibilita até 13h de duração sem energia elétrica. Na reunião foram apresentadas as estratégias e foi definida a assinatura oficial das diretorias das entidades envolvidas no processo eleitoral.

O coronel Marcelo Pontes, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, afirmou que a instituição está preparada para as eleições deste domingo. “Nosso planejamento começou há alguns meses juntamente com a Justiça Eleitoral, estamos mobilizados e preparados para atuar na segurança de todo processo com as demais forças de segurança, fazendo valer as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

Desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, presidente do TRE-SC, na reunião do GPR | Foto: Vicente Schmitt/Agência AL