O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) realiza na tarde deste sábado (04), entre as 14 e 19 horas, a entrega das 14.899 urnas eletrônicas nos locais de votação. As urnas estão sendo distribuídas em mais de 900 roteiros de todo território catarinense com a supervisão de servidores da Justiça Eleitoral.
Do total de 14.899 urnas eletrônicas, 14.592 são para as seções eleitorais, 296 urnas de justificativas e 11 urnas de voto em trânsito. Serão ainda 1.771 locais de votação em área urbana e 2.199 locais de votação em área rural, totalizando 3.970 locais nos 295 municípios de Santa Catarina.
A distribuição das urnas foi estabelecida através de um Sistema de Rotas, entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de um processo licitatório. Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa de transportes também vai recolher as mídias. “A empresa estabeleceu um acordo com os cartórios e foram elaboradas rotas de recolhimento das mídias de forma ágil, transportadas por motos até o local de transmissão dos dados”, explica Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC.
Urnas de reserva
Caso ocorram problemas técnicos com algumas das urnas utilizadas no domingo, o TRE-SC reservou aproximadamente outras 2.700 de contingência, que vão ficar de reserva nas Zonas Eleitorais.
João Sebastião de Andrade, da Seção de Voto Informatizado, explica que foi montada uma central de suporte no município sede onde fica a Zona Eleitoral, além de postos de suporte nas cidades. “Sendo assim, a Zona Eleitoral alocará as quantidades de urnas conforme a necessidade de cada município”, explica.
Segundo João Sebastião, ocorrendo algum problema com a urna, o mesário acionará a central de suporte. “Primeiro haverá um suporte via telefone, se for necessário, um técnico se deslocará até a seção eleitoral para prestar o suporte”. Os técnicos que prestarão o suporte foram capacitados por servidores da sede do TRE-SC.
Voto seguro
Para garantir a credibilidade e segurança com o voto do eleitor, o TRE-SC realiza todos os procedimentos essenciais importantes. De acordo com Walter, todos os procedimentos de logística de transporte das urnas são monitorados pelo TRE em parceria com a polícia militar e civil, que agem sob demanda.
“Além disso, as Zonas Eleitorais realizam audiências públicas de preparação das urnas com editais publicados no DJESC (Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina). Todos os dados gravados nas mídias são criptografados e acondicionados em envelopes especiais também com lacres de segurança e o TRE monitora a coleta e a transmissão desses dados”, explica.
Locais de difícil acesso
As urnas serão distribuídas em todos os locais de votação do território catarinense. As zonas Eleitorais que possuem locais de votação distantes e de difícil acesso adotaram todos os procedimentos recomendados para possíveis imprevistos. De acordo com Walter Luiz Rausch, todas as cautelas estão sendo adotadas pela transportadora em conjunto com o TRE-SC e Zonas Eleitorais. “Com relação aos locais de difícil acesso, a Reunidas em conjunto com as Zonas Eleitorais realizam o mapeamento de rotas onde são necessários veículos especiais para eventuais contingências”, explica.
Entre os locais de votação com maior grau de dificuldade de acesso, existem zonas eleitorais onde deverá ser realizado o transporte por barco, como São Francisco do Sul, Laguna e em Florianópolis, na Costa da Lagoa.
Período pós eleição
No dia 05 de outubro, após o encerramento do processo de votação, as urnas serão recolhidas dos locais de votação e enviadas para os Cartórios. No dia das eleições, após a finalização dos procedimentos dos mesários, todo o material será entregue aos Delegados de Prédio, que fará a entrega do envelope com as mídias (votos) aos responsáveis pelo recolhimento com motos. Os demais materiais, como urnas, pastas e cabinas, também serão recolhidos pela empresa de transporte contratada.
As urnas foram entregues nas Zonas Eleitorais entre os meses de julho e agosto. Após todo processo de revisões, treinamentos de utilização, a entrega nos cartórios eleitorais e nos posto de votação, no próximo sábado, tudo ficará pronto para que os mais de 4,8 milhões eleitores possam votar com segurança no dia cinco de outubro de 2014.
Além dos servidores e funcionários terceirizados do TRE-SC, mais de 64 mil pessoas, entre mesários e delegados de prédio, foram mobilizadas para trabalhar nesta eleição.