Com a ausência justificada por atestado médico da vereadora Vanessa Witiuk Ferreira, os vereadores de Porto União se reuniram na noite de segunda-feira, 22, para a 7ª Sessão Ordinária.
O destaque da noite foi a fala na tribuna do Secretário de Saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis Santa Isabel. A convite do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), o Secretário fez um relato sobre a situação – em Porto União – da Covid- 19.
Em mais de uma hora e meia de fala, Marivaldo fez um relato detalhado de como o município tem enfrentado a doença desde o surgimento do primeiro caso até atualmente. O Secretário relatou que desde o ínicio da pandemia o município já teve quatro protocolos de enfrentamento a Covid-19. A mudança de protocolos segundo ele se deve a acentuação de curva de contágio no município.
“Conforme os casos foram se agravando fomos mudando o protocolo para obtermos maior eficácia no enfrentamento”.
Marivaldo defendeu medidas de contenção do contágio como o lockdown e ressaltou a importância dos jovens se conscientizarem da gravidade da doença, pois segundo ele, são eles os que mais não estão levando a sério as medidas de distanciamento e higienização.
“Precisamos conscientizar esse jovens pelo amor, para que eles percebam que a situação é séria e que Covid mata”.
Marivaldo ressaltou que o maior de pessoas que se contaminaram com a Covid-19 em Porto União residem no bairro São Pedro. O número chega até o momento em 340.
Sobre a vacina, ele destacou o esforço do Poder Executivo em acelerar os trâmites para a compra de mais vacina e enfatizou a importância das medidas de distanciamento e higienização mesmo após a aplicação da vacina.
“O Covid quando ele não mata, ele aleja. Mesmo você vacinado e não morrendo de Covid, voce pode ficar com sequelas”.
Na ordem do dia
Na ordem do dia destaque para a 2ª votação do Projeto que declara utilidade pública o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Porto União (SITRUPU) e também o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final do Projeto de Lei que autoriza o município a firmar Termo de Cessão de Uso com a APAE de Porto União.